Previsão do Tempo

domingo, 9 de janeiro de 2011

Rogério Sganzerla, morreu a 9 de Janeiro de 2004

Rogério Sganzerla


Cineasta catarinense (4/5/1946-). Nascido em Joaçaba, muda-se para São Paulo no começo dos anos 60. Freqüentador das sessões da Cinemateca Brasileira, interessa-se profundamente pela obra do diretor norte-americano Orson Welles.

Jornalista e crítico de cinema, escreve para o Suplemento Literário do jornal O Estado de S.Paulo, entre 1964 e 1967, tendo passado também pelo Jornal da Tarde,Folha da Tarde e Folha de S.Paulo. Em 1966 filma Documentário, trabalho em 16 milímetros. Mergulhado na Boca do Lixo, zona de prostituição na cidade de São Paulo, em 1968 dirige O Bandido da Luz Vermelha, um retrato anárquico da região.

A fita causa polêmica no meio cinematográfico e é acusada pelos adeptos do cinema novo de ser decadente e despolitizada. A seguir Sganzerla faz A Mulher de Todos(1969) e Abismu (1977), em que se mantém fiel à linha marginal com doses de irreverência. Em 1970 funda, no Rio de Janeiro, a produtora Belair, em parceria com Júlio Bressane, e juntos partem para a realização de filmes de baixo custo, como Sem Essa Aranha, Copacabana Mon Amour e Carnaval na Lama.

No mesmo ano Sganzerla roda em vários países africanos o documentário Fora do Baralho. Em 1980 retoma seu interesse por Orson Welles e dirige três documentários sobre a passagem dele pelo Brasil, no início da década de 40: Nem Tudo É Verdade, Linguagem Orson Welles e Tudo É Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário