Previsão do Tempo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Rowan Sebastian Atkinson, nasceu a 6 de Janeiro de 1955


Rowan Sebastian Atkinson
(6 de Janeiro de 1955, Newcastle upon Tyne, Inglaterra) é um ator e comediante britânico. Formou-se como engenheiro eletricista na Universidade de Oxford. Em 1990, casou-se com Suneta Sastry, em Nova Iorque, durante as filmagens de "Blackadder". Atualmente continua casado e vive em Oxford, juntamente com seus dois filhos, Ben e Lily. Ao contrário de seu personagem é um homem tímido, discreto, sério, muito reservado e detesta falar de sua vida particular ou a de seus personagens.
Tornou-se mundialmente conhecido pelo carismático personagem Mr. Bean que ele mesmo criou e interpreta.
Rowan chamou a atenção da crítica no festival de Edinburg em 1977. Depois criou sua própria revista no teatro Hampstead de Londres em 1978, tornou-se um fundador membro do "Not the Nine O'Clock News Team" da BBC - essa foi experiência que lhe deu vários prêmios como LP de Platina e Ouro, muitos livros de sucesso, a Rosa de Prata em Montreau, um EMMY Internacional, o Prêmio da Academia Inglesa e tornou-se a Personalidade do Ano da BBC.

Em 1981 Rowan tornou-se o mais jovem ator a ter um show no London's West End - o sucesso da temporada no Globe Theatre e ganhou da Sociedade West End o Prêmio de Comediante e Ator do Ano. Em 1983 Rowan embarcou com o escritor Richard Curtis na sua tragédia de situação Blackadder para a BBC.
Depois de assegurar por cinco anos as quatro séries, ganhou três prêmios da Academia Inglesa, um EMMY Internacional, três vezes o prêmio ACE e prêmios pessoais por sua performace. Novamente Rowan foi votado a Pessoa do Ano da BBC.
O programa piloto do impagável Mr. Bean ganhou a Rosa de Ouro em Montreau e foi indicado a um EMMY Internacional. Subseqüentemente ganhou diversos prêmios como EMMY Internacional, dois Prêmios BANFF e um Prêmio ACE por melhor comédia em 1995.
Os programas já foram vendidos em mais de 200 países

No topo do ranking dos shows de comédia da década na TV comercial, Rowan é produzido pela Produtora Tiger Aspect da qual também é sócio.
Rowan tem aparecido em inúmeros filmes, incluindo “Never Say Never Again” com Sean Connery, “The Tall Guy” com Jeff Goldblum, “The Witches” de Nick Roeg e “The Appointments” de Dennis Jennings para HBO o qual ganhou o Oscar em 1989 por melhor filme curta metragem.
Ele co-produziu e atuou em Bean - The Ultimate Disaster Movie (1997). Atuou também em Quatro Casamentos e um Funeral da Polygram em associação com a Tiger Aspect e Notting Hill.

Em 2001 Rowan apareceu como Enrico Polini no filme Rat Race também estrelado por outros atores e atrizes famosos de Hollywood.

1 comentário: