Previsão do Tempo

sábado, 25 de junho de 2011

Hoje vamos falar de Mikhail Bakunin



Bakunin era filho de um proprietário de terras, nasceu no dia 30 de maio de 1814 na cidade de Premukhimo, província de Tver. Começou a estudar a filosofia hegeliana em 1837. Em 1840 inicia o curso de filosofia na Universidade de Berlim, onde logo começou sua atividade política, criticando a filosofia especulativa preferindo a teoria da ação política. De 1843 a 1848 viajou pela Europa, onde acabou conhecendo Karl Marx e Proudhon (em Paris tal fato aconteceu). Participou do Congresso Eslavo no que tinha em mente o pan-eslavismo (Praga, 1848) e no mesmo ano participou da Revolução Proletária em Paris. Em 1849 foi preso e condenado a morte por uma insurreição em Dresden, mas a pena foi anulada e foi entregue ao governo russo, ficando preso em São Petersburgo e depois exilado no Sibéria (1857). Acabou fugindo para o Japão e depois se fixou na Suíça. Planejava a construção de uma associação para unir os anarquistas de todos os países. Acabou criando grupos anarquistas em vários países do mundo, repassando a tradição anti-autoritária e mutualista. Faleceu em primeiro de julho de 1876 em Berna, na Suíça.
A vida e obra Bakunin, mostra o caráter descentralizador do anarquismo e influenciam diversos movimentos alternativos após os anos 60, como os grupos ambientalistas, que utilizam à tática de ação direta.
 

"O Estado então é a mais escandalosa negativa, a mais cínica e completa negativa da humanidade. Ele estraçalha a solidariedade universal de todos os homens sobre a Terra, e une alguns deles somente para destruir, conquistar e escravizar todos os restantes."  Mikhail Bakunin

Sem comentários:

Enviar um comentário