Previsão do Tempo

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Qual das duas a melhor? Venha o Diabo e escolha.


Licenciatura: Passos com 16 valores e Zé com 14

Pedro Passos Coelho terminou aos 36 anos a licenciatura em Economia na Universidade Lusíada de Lisboa. José Sócrates tornou-se engenheiro pela extinta Universidade Independente aos 39 anos, depois de um atribulado processo que haveria de fazer correr muita tinta – e que deu muitos títulos e manchetes nos jornais em 2007. Passos Coelho licenciou-se com 16 valores e José Sócrates com 14.)
Por:Paulo Pinto Mascarenhas 
No currículo do líder do PSD pesa sobretudo o percurso profissional na gestão de diversas empresas – de administrador financeiro da HLC Tejo (2004 a 2006) a administrador executivo da Fomentinvest (2007 a 2009) – enquanto a história da vida do secretário-geral do Partido Socialista corre sobre rodas nos carris da política, onde se incluem vários cargos governamentais.
Na altura em que oficialmente foi considerado engenheiro civil – ainda que nunca tenha pertencido à respectiva Ordem – pelo então reitor da antiga Independente, Luís Arouca – José Sócrates era secretário de Estado Adjunto do Ambiente, no governo socialista de António Guterres.
O primeiro-ministro demissionário começou por estudar na Escola Secundária Frei Heitor Pinto na Covilhã. Data de 1975 a frequência inicial no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, sendo que quatro anos depois se tornou bacharel como engenheiro técnico civil. A partir daqui adensa-se o mistério sobre o seu currículo académico com versões diferentes ou mesmo contraditórias.
As referidas falhas no dossier de José Sócrates na Universidade Independente obrigariam o primeiro-ministro a dar explicações na televisão. Já Passos Coelho, depois de ter regressado de Angola, estudou na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real. A entrada precoce na política, a liderança da JSD – a juventude do PSD – e a carreira profissional foram adiando uma licenciatura que concluiu em 2001.
HISTÓRIAS DE DUAS UNIVERSIDADES
LUSÍADA DE PASSOS COELHO
Conhecida como uma universidade com muitos professores próximos do PSD, a Lusíada é uma das mais prestigiadas instituições privadas de ensino. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, foi lá professor, assim como o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara. Nascida depois da extinção da Universidade Livre, é propriedade da Fundação Minerva.
INDEPENDENTE DE SÓCRATES
As notícias sobre o modo como o primeiro-ministro tirou o curso de engenharia chamaram a atenção para a Universidade Independente. Encerrada em 2007, entre os seus antigos alunos constou também Armando Vara, que concluiu o curso de Relações Internacionais três dias antes de ser nomeado para o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos.
LUGARES NO CAMINHO DOS LÍDERES
DEPUTADO PS PELO NUDISMO
Secretário-geral do Partido Socialista desde Setembro de 2004, Sócrates chegou a estudar Direito na Universidade Lusíada, mas abandonou o curso. Eleito pela primeira vez deputado em 1987 por Castelo Branco, uma das suas primeiras intervenções no parlamento passou pela defesa de um projecto--lei para legalizar a possibilidade da prática do nudismo no País.
VEREADOR PSD NA AMADORA
Na longa carreira política, Passos Coelho foi deputado à Assembleia da República, pelo Círculo de Lisboa, entre 1991 e 1999. Chegou a vice-presidente do Grupo Parlamentar dos sociais-democratas em 1996, cargo que ocupou durante três anos. Foi depois candidato a presidente da Câmara Municipal da Amadora, em 1997, exercendo o lugar de vereador até 2001.
CASAS E BONS EMPREGOS
AS CASAS DE JOSÉ SÓCRATES
Durante a década de 80, José Sócrates assinou diversos projectos de construção como engenheiro técnico da Câmara de Guarda, nomeadamente em habitações de emigrantes, na zona da Covilhã. Subscreveu pelo menos 21 projectos desde Outubro de 1988, que também criaram alguma polémica.
PASSOS COELHO FORA DA POLÍTICA
É em 1999 que Passos Coelho decide afastar-se da política para se dedicar a outras actividades. Termina a licenciatura em Economia, iniciando a carreira de gestor. Vem a integrar os quadros da Fomentivest como administrador executivo e começa a dar aulas no Instituto Superior de Ciências Educativas.

In "Correio da Manhã"

Sem comentários:

Enviar um comentário