Previsão do Tempo

domingo, 17 de julho de 2011

17 de Julho início da Guerra Civil de Espanha

Milicianas[1].jpg
Milicianas desfilam em apoio da República


Neste dia, pode-se considerar que começou efectivamente a guerra civil de Espanha, quando no norte de África, as forças sob o comando do general Francisco Franco, passaram a controlar o Marrocos espanhol.
A 18 de Julho, em território europeu, tropas rebeldes declaram-se favoráveis ao golpe.
As forças favoráveis aos golpistas, tomaram no norte o controlo de toda a região da Galiza, incluindo a base militar de Ferrol, no sul controlam Sevilha, e a região do estreito de Gibraltar até à fronteira portuguesa. A norte controlam também toda a região do norte de Castela e a região ocidental de Aragão.
Também em 18 de Julho, são feitas pressões sobre o governo para que permita a distribuição de armamentos pelas milícias que foram sendo espontaneamente criadas pelos movimentos de esquerda e pelos sindicatos um pouco por toda a Espanha republicana. O Primeiro Ministro Casares Quiroga recusa-se a aceitar e demite-se. No mesmo dia é nomeado Diego Martinez Barrio, que se demite no dia seguinte (19 de Julho). Será substituido por José Giral, por cuja ordem se permite a entrega de armas às milícias em Madrid.
Na Catalunha, o presidente do governo regional, não autorizou a distribuição de armas, mas elas acabaram por ser distribuídas mesmo sem a sua autorização. As milícias e forças leais ao governo, fazem lograr o plano rebelde de tomar o centro de Barcelona enviando várias colunas para o centro da cidade, que se deveriam juntar no centro. Dos combates em Barcelona, resultam mais de 500 mortos, mas ao impedir a junção das colunas de rebeldes, as forças leais ao governo acabaram por impedir o triunfo destes logo no primeiro dia
.

Sem comentários:

Enviar um comentário