Previsão do Tempo

sábado, 9 de julho de 2011

Insustentável

Insustentável

Por João Paulo Guerra

POR ESTES tempos que correm como sabemos, mais dia, menos dia, mais semana, menos semana, mais mês, menos mês, os portugueses acordam com a notícia de que a Segurança Social acabou. Acabou, morreu, expirou, extinguiu-se, secou, deu o berro. Social está cada vez menos na moda, nesta onda de neoliberalismo serôdio que varre o Mundo; Segurança remete de imediato para paranóia securitária; a junção de Segurança com Social tresanda a velharias como sejam a solidariedade, a fraternidade e outras tralhas ligadas aos valores de uma civilização que distinguiu os homens das bestas de carga. E, para além disso, aqueles a quem a Segurança Social causa azia e engulhos têm a faca e o queijo na mão.

E é assim que, por vontade dessa entidade supranacional e sobrenatural que dá pelo nome de Troika, as cobranças da Segurança Social passam a reverter para as Finanças. Ao mesmo tempo, está na ordem do dia a redução da Taxa Social Única que o patronato desconta para a Segurança Social, mais uma mezinha da Troika, que aliás Portugal antecipou e propôs.

Tudo isto, a mais curto ou mesmo curtíssimo prazo - pois não há tempo a perder não vá a onda passar -, acabará por suscitar de novo a velha e relha questão da sustentabilidade da Segurança Social. Isto porque, com desvios de cobranças e respectivos juros, mais reduções de taxas patronais, vai acentuar-se a insustentável leveza da Segurança e de todo o Estado Social. Em tal situação, que fazer? Corta.

E depois? Depois, nada. Há os bancos, as companhias de seguros, para quem possa. E para quem não possa há as Misericórdias, a sopa dos pobres e, em última instância, a vala comum. Mas que ninguém fique com problemas de consciência. Os pobres têm lugar reservado, com ou sem lista de espera, no reino dos céus.
«DE» de 8 Julho 11

Sem comentários:

Enviar um comentário