Previsão do Tempo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Personagens e Personagens: Henri (Heinrich) Nestlé


Henri (Heinrich) Nestlé, farmacêutico e industrial suíço de origem alemã, fundador da Nestlé Alimentos S.A., com sede em Vevey na Suíça, morreu em Glion no dia 7 de Julho de 1890, vítima de um enfarto de miocárdio. Nascera em Frankfurt, em 10 de Agosto de 1814.

Em 1836, terminou quatro anos de aprendizagem com o proprietário de uma farmácia. No final de 1839, foi oficialmente autorizado a realizar experiências químicas, aviar receitas e vender medicamentos. Nesse ano, mudou o nome para Henri Nestlé (grafia francesa), por razões políticas, a fim de melhor se adaptar às novas condições sociais em Vevey.

Em 1843 comprou uma das empresas industriais mais versáteis e progressistas da região, especializada na produção de colza. Envolveu-se também na produção de óleo de nozes (usado para abastecer candeeiros), licores, cachaça, absinto e vinagre. Começou igualmente a fabricar e vender água mineral gaseificada e limonada, embora durante os anos de crise (1845/1847) tenha desistido da produção de água mineral. Em 1857 começou a concentrar-se na iluminação a gás e em fertilizantes.

Foi ele quem criou a Farinha Láctea Nestlé, comercializada em 1867. Na Suíça, as crianças estavam a ter sérios problemas de desnutrição, algumas delas chegando a morrer prematuramente. Henri Nestlé resolveu desenvolver um alimento que contivesse todos os nutrientes necessários para as crianças. Combinou leite de vaca com farinha de trigo e açúcar, produzindo um substituto do leite materno. Além disso, Henri Nestlé e Jean Balthasar Schnetzler, seu amigo e nutricionista, retiraram o ácido e o amido da farinha de trigo, porque eles são de difícil digestão para os bebés. O produto podia ser preparado com a simples adição de água. As pessoas reconheceram rapidamente o valor do novo produto e, em breve, a farinha láctea era vendida em grande parte da Europa. Em 1870, o Alimento Infantil Nestlé, feito com malte, leite de vaca, açúcar e farinha de trigo, passou a ser consumido nos EUA. Em 1872 foi recompensado com a Medalha de Ouro na Exposição Universal de Paris.

Em 1875, Nestlé vendeu a empresa aos sócios e viveu a sua reforma com a família, alternadamente em Montreux e Glion, onde ajudavam também pessoas necessitadas com pequenos empréstimos e contribuíram para a melhoria das infra-estruturas locais. A Nestlé é, actualmente, uma das maiores empresas agro-alimentares do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário