Previsão do Tempo

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 20 de julho:

Principais acontecimentos registados no dia 20 de julho:


1873 -- Nasce Santos Dummond, em Minas Gerais, no Brasil, precursor da aviação.

1903 - Marrocos concede a França o controlo sobre a polícia fronteiriça.

1936 - Através do Tratado de Montreaux, a Turquia recupera a soberania sobre os estreitos de Dardanelos e do Bósforo.

1937 - Morre, em Roma, Guglielmo Marconi, inventor da telegrafia sem fios.

1944 -- II Guerra Mundial. Falha a Operação Valquíria, atentado à bomba contra Adolf Hitler, durante a reunião do Estado-maior, em Rastenburgo.

1945 -- Morre o poeta, ensaísta e crítico francês Paul Valéry.

1951 - O rei Abdulah, da Jordânia, é assassinado em Jerusalém.

1954 -- É assinado em Genebra o armistício da Indochina, entre a França e o Exército Popular do Vietname. A França abandona a antiga colónia. O novo país divide-se em dois.

1955 - Morre, em Lisboa, Calouste Sarkis Gulbenkian, magnata do petróleo e filantropo.

1969 -- O homem chega à Lua. O astronauta norte-americano Neil Armstrong caminha no solo lunar, seguido de Edwin Aldrin.

- Primeiro transplante de um órgão com dador vivo, em Portugal.

1973 -- Morre Bruce Lee, em Hong Kong.

1974 - Tropas turcas invadem a ilha de Chipre.

1975 -- Cambodja. Centenas de refugiados são abatidos por tropas quando tentam atravessar a fronteira com a Tailândia.

1976 -- A Viking-1, nave espacial norte-americana, aterra em Marte, iniciando a transmissão de imagens do planeta para a Terra.

1977 -- São absolvidos os dirigentes sindicalistas norte-americanos, de origem italiana, Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti executados por roubo e assassínio, em 1927.

1983 -- É inaugurado o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

1984 -- Abertura do Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian.

- Geraldine Ferraro, a única mulher nas Presidenciais norte-americanas, nomeada candidata à vice-presidência dos EUA, pelo Partido Democrata.

1987 -- Guerra Irão-Iraque. A Resolução 598, da Conselho de Segurança da ONU apela ao cessar-fogo e à retirada de todas as forças para as fronteiras reconhecidas internacionalmente.

1991 - São libertados os primeiros 190 presos da UNITA, em Luanda.

1997 - O IRA estabelece novo cessar-fogo, que viabiliza a participação do Sinn Fein nas negociações de paz.

1999 -- Nicole Fontaine é eleita presidente do Parlamento Europeu.

2002 - Morre o musicólogo e produtor norte-americano Alain Lomax, 87 anos, figura determinante na recolha e tratamento da tradição musical dos EUA.

2003 - O Governo britânico entrega ao juiz Brian Hutton o inquérito à morte do cientista David Kelly.

2004 -- É promulgada a regulamentação do Código do Trabalho.

- Uma necrópole islâmica é descoberta em Santarém.

- Morre "Dona Wanda", Wanda Xavier de Bastos, 82 anos, chefe de serviços do Sindicato de Jornalistas durante cerca de 50 anos.

2005 - O ministro de Estado e das Finanças Luís Campos e Cunha sai do Governo. É substituído por Fernando Teixeira dos Santos, presidente da CMVM.

- A Indonésia confirma as primeiras mortes pela variante humana da chamada gripe das aves.

2006 -- Votação final garante a passagem, no Parlamento, da Lei da Programação Militar.

- Morre o pianista russo de origem ucraniana Naum Shtarkman, 78 anos, vencedor do 1º Grande Prémio Viana da Mota (1957).

2007 - O alpinista português João Garcia alcança o cume do K2 nos Himalaias, a segunda maior montanha do Mundo, com 8.611 metros de altitude.

- O azeite Gourmet Extra Virgem Oliveira da Serra recebe a medalha de ouro do Júri Internacional do Monde Selection, uma organização fundada em Bruxelas, sendo o primeiro azeite português a ter esta distinção.

- O presidente do Supremo Tribunal do Paquistão, juiz Iftikhar Mohammed Chaudhry é reconduzido no cargo, depois de ter sido considerada ilegal a suspensão decretada pelo presidente Pervez Musharraf.

- O presidente norte-americano, George W. Bush, assina um decreto que proíbe o uso da tortura em suspeitos de terrorismo detidos nas prisões secretas da CIA.

- Israel liberta 256 palestinianos detidos na prisão de Ketziot, no sul do país, como gesto de boa-vontade e apoio ao presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas.

- Bamir Topi, 50 anos, alto responsável do Partido Democrático, é eleito presidente da Albânia pelo parlamento, à quarta volta do escrutínio.

- Morre o senador António Carlos Magalhães, do Partido Democratas, de centro-direita, e um dos históricos políticos brasileiros, de paragem cardíaca, em São Paulo, aos 79 anos.

2008 - Mais de um milhão e meio de automóveis deixam de circular na capital chinesa a partir de hoje e até 20 de setembro, ao entrarem em vigor medidas para reduzir a poluição durante os Jogos Olímpicos, que têm início a 08 de agosto.

2010 - Morre, aos 18 anos, Tiago Alves, judoca internacional português. Competia na categoria de 66 quilos e foi medalha de bronze na Taça da Europa de Esperanças que decorreu na Estónia em abril de 2010, onde se qualificou para os campeonatos europeus e mundiais.

- Morre, aos 83 anos, o jornalista Américo Saraiva Mendes, crítico tauromáquico e um dos fundadores do Correio da Manhã.

- Morre, aos 60 anos, Simon Stanciu Syrinx, músico romeno especialista na flauta de pã, instrumento para que compôs e adaptou numerosas obras, e cuja música foi incluída pelo realizador francês Jean-Jacques Annaud em "A Guerra do Fogo" (1981).

===========.

Este é o ducentésimo primeiro dia do ano. Faltam 164 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "A definição de belo é fácil: é aquilo que desespera". Paul Valéry (1871-1945), poeta, ensaísta e crítico francês.

Sem comentários:

Enviar um comentário