Previsão do Tempo

domingo, 10 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 10 de julho:

 Principais acontecimentos registados no dia 10 de julho:


1509 -- Nasce João Calvino, teólogo francês que extrema a reforma protestante, no cantão de Genebra.

1871 - Nasce o escritor francês Marcel Proust, autor de "Em Busca do Tempo Perdido".

1900 - O Metropolitano de Paris é aberto ao público, como atração da Exposição Universal. A inauguração ocorrerá no dia 19.

1902 -- É inaugurado o Elevador do Carmo, mais conhecido por Elevador de Santa Justa, que faz a ligação entre a Rua do Carmo e o Largo do Carmo, obra do engenheiro Raul Mesnier de Ponsard.

1916 -- Estreia do filme "O Vagabundo", de Charles Chaplin.

1925 - É constituída a agência noticiosa soviética Tass.

1940 -- II Guerra Mundial. A Constituição do marechal Pétain abre a III República Francesa e enquadra a ocupação nazi alemã.

1943 -- II Guerra Mundial. Forças aliadas desembarcam na Sicília.

1945 -- II Guerra Mundial. Reabre o Museu do Louvre, um ano depois da libertação de Paris.

1961 -- Início da "Operação Viriato" contra a guerrilha em Angola. É tomada a base de Nambuangongo.

1962 - Os EUA lançam o Telstar 1, primeiro satélite de comunicações.

1964 -- Primeiro desfile da mini-saia, criada pela estilista britânica Mary Quant.

1965 -- Congresso Mundial da Paz, em Helsínquia. Os Estados participantes aprovam a semana de solidariedade com os combatentes pela independência, nos territórios sob domínio português.

1973 -- O jornal britânico The Times revela o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, ocorrido a 16 de dezembro de 1972, por comandos e forças da PIDE-DGS, com o testemunho do missionário Adrian Hastings.

- John Mitchell, antigo Procurador-geral dos EUA, que liderara o Comité para a Reeleição do presidente Nixon, nega, perante o Senado, o envolvimento em qualquer ação relacionada com o Caso Watergate, contrariando as provas reunidas pelo Senado e o Ministério Público.

1974 -- Demissão do primeiro-ministro Adelino da Palma Carlos do I Governo provisório.

1976 -- Catástrofe ecológica de Seveso, Itália, com a fuga de dioxinas do complexo químico da Icmesa, que afeta 15 mil habitantes da região.

1985 -- A Assembleia da República ratifica o tratado de adesão de Portugal à CEE, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, ASDI e UEDS, os votos contra do PCP e de Os Verdes. O MDP não comparece na sessão.

- Atentado ao navio Rainbow Warrior, da organização ecologista Greenpeace, em Auckland, Nova Zelândia. Morre o fotógrafo português Fernando Pereira, 33 anos.

1991 - O Prémio Sakharov, para a Liberdade de Pensamento do Parlamento Europeu, é atribuído a Aung San Sun Kyi, líder da oposição na Birmânia.

1995 - A líder da oposição birmanesa, Aung San Sun Kyi, é libertada, após seis anos de prisão domiciliária.

- Os EUA restabelecem relações diplomáticas com o Vietname.

2001 -- O poeta português Eugénio de Andrade recebe o Prémio Camões.

- O antigo ditador argentino Jorge Videla é o primeiro dirigente condenado a prisão pelo Plano Condor, posto em prática com o Chile nos anos de 1970, para a extinção da oposição nos dois países.

2003 - Morre Manuel Vasques, antigo jogador do Sporting, um dos cinco "violinos", das décadas de 40 e 50. O antigo médio tinha 77 anos.

2004 -- Morre Maria de Lourdes Pintasilgo, 74 anos, engenheira química, primeira-ministra no V Governo, embaixadora de Portugal na UNESCO (1975-81), candidata à Presidência da República (1986), deputada ao Parlamento Europeu (1986-91).

2005 -- Os eleitores do Luxemburgo aprovam, em referendo, o Tratado Constitucional Europeu.

2006 - Morre Shamil Bassaiev, 41 anos, líder da guerrilha tchetchena, que reivindicou o sequestro na escola de Beslan, em setembro de 2004.

2007 - O presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, revela que os 19 hospitais das Misericórdias vão recusar fazer interrupções voluntárias da gravidez, mantendo uma decisão tomada aquando do primeiro referendo à despenalização do aborto.

- As ações da REN - Redes Energéticas Nacionais começam a negociar na Euronext Lisboa a 3,35 euros, valor que é 21,8 por cento superior ao preço de referência de 2,75 euros da primeira fase de privatização da empresa.

- A EDP assina em Nova Iorque o contrato com a Goldman Sachs para a aquisição da Horizon Wind Energy.

- O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia o relançamento do programa nuclear do Brasil, após vinte anos de interrupção da construção da terceira central nuclear e do primeiro submarino nuclear do país.

2008 - Uma rixa registada à noite no Bairro da Quinta da Fonte, no concelho de Loures, entre dois grupos, causou nove feridos ligeiros e estragos em várias viaturas

- Mais de duas mil pessoas recebem o príncipe Aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismailis, à sua chegada ao aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, para uma visita de quatro dias a Portugal a convite do Governo

- O primeiro-ministro anuncia a criação do passe escolar nos transportes públicos (entre os quatro e os 18 anos) e um alargamento da ação social escolar nos ensinos básico e secundário, triplicando o número de beneficiários

- O Governo anuncia a criação da taxa Robin dos Bosques, de 25 por cento, que se destinará a financiar despesas sociais, terá neutralidade fiscal, não aumentando os custos das petrolíferas

- O Governo aprova o aumento das deduções fiscais com despesas em habitação, medida que terá efeitos já em 2009 e que abrangerá famílias com rendimentos tributáveis até aos 40 mil euros.

2010 - O parlamentar grego Petros Efthumiou é eleito presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, sucedendo no cargo ao português João Soares.
================.
Este é o centésimo nonagésimo primeiro dia do ano. Faltam 174 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Cada homem tem apenas para dar/ um horizonte de cidades bombardeadas." Eugénio de Andrade (1923-2005).

Sem comentários:

Enviar um comentário