Previsão do Tempo

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 21 de julho:

Principais acontecimentos registados no dia 21 de julho:


1542 -- O Papa Paulo II institucionaliza a Inquisição.

1718 - A Paz de Passarowitz põe termo à guerra entre o Império Austro-Húngaro e a Turquia.

1773 - Clemente XIV dissolve a Companhia de Jesus. A ordem dos jesuítas será restaurada em 1814 por Pio VII.

1798 - Napoleão Bonaparte vence os Mamelucos, casta militar que governava o Egipto, na Batalha das Pirâmides, iniciando a ocupação de seis anos do vale do Nilo.

1831 - Leopoldo I é proclamado rei da Bélgica, depois da separação da Holanda.

1861 -- Começa a Batalha de Bull Run, a primeira na Guerra Civil Americana, entre o Exército do Norte e as tropas Confederadas do Sul.

1899 -- Nasce o escritor Ernest Hemingway, no Estado de Illinois, EUA, autor de "Adeus às Armas", Prémio Nobel da Literatura em 1954.

- Nasce o poeta norte-americano Hart Crane, autor de "A Ponte".

1920 -- Revolta do Sinn Fein e dos sindicatos da Irlanda do Norte.

- O Rei Faiçal reconhece o mandato francês na Síria.

1951 - Craveiro Lopes é eleito presidente da República Portuguesa, sucedendo ao recém-falecido Óscar Carmona. Oliveira Salazar detém o poder da ditadura.

1969 - Os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. regressam à Apollo 11, depois da primeira descida na Lua.

1970 -- Início das negociações para a adesão do Reino Unido à CEE.

1974 - A Turquia e a Grécia acordam o cessar-fogo para Chipre.

1984 - Abrem os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna, em Los Angeles, EUA.

1986 - As autoridades da Guiné-Bissau executam, por fuzilamento, o ex-vice-presidente do Conselho de Estado Paulo Correia e outros cinco condenados pela tentativa de golpe, em outubro de 1985.

1994 -- O advogado Tony Blair, 41 anos, é eleito líder do Partido Trabalhista britânico.

1996 - Miguel Trovoada vence as eleições presidenciais de S. Tomé e Príncipe.

1997 - Violentas inundações na Europa Central provocam a morte de 107 pessoas.

1998 - Morre Alan Shepard, 74 anos, o primeiro norte-americano no espaço (1961) e um dos primeiros doze homens a pisar solo lunar (1971).

2000 -- A Câmara dos Representantes dos EUA vota a favor da "suavização" do embargo económico a Cuba.

2002 -- Revelação da fraude financeira da Worldcom, nos EUA.

- Inauguração da Academia para o Futebol do Sporting Clube de Portugal.

- Michael Schumacher conquista o quinto título no Campeonato Mundial de Condutores de Fórmula 1, no Grande Prémio de França, igualando o recorde de Juan Manuel Fangio.

2003 - O Supremo Tribunal de Justiça confirma a prescrição do chamado caso Leonor Beleza.

2004 - O físico Stephen Hawkins reconhece a necessidade de revisão da chamada teoria dos buracos negros.

2005 - Quatro novas tentativas de atentado no sistema de transportes de Londres. A polícia recupera quatro bombas, transportadas em mochilas.

2006 - Morre Ruy Jervis d´Athouguya, 89 anos, arquiteto modernista, coautor do projeto do edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte.

2007 - Portugal e Espanha assinam um protocolo de cooperação na prevenção e investigação da criminalidade organizada, terrorismo, tráfico de pessoas e estupefacientes, corrupção e criminalidade económica, bem como nos crimes ambientais, designadamente os incêndios florestais.

- É posto à venda o sétimo e último volume da saga de Harry Potter.

- O jornalista moçambicano Arão Valoi ganha a categoria de melhor jornalista africano de língua portuguesa de 2007 dos Prémios de Jornalismo Africano CNN Multichoice.

- Morre o magnata espanhol dos media Jésus Polanco, fundador do império Prisa, maior grupo de imprensa privado espanhol, que edita o El Pais, mas está também presente em Portugal, França e América Latina, em Madrid aos 77 anos.

2008 - O Ministério Público decidiu arquivar o inquérito relativo ao desaparecimento de Madeleine McCann e levantar a condição de arguido aos pais da menor e a Robert Murat. A Procuradoria-Geral da República ressalvou a possibilidade de o processo poder vir a ser reaberto caso surjam "novos elementos de prova", por iniciativa do Ministério Público ou "a requerimento de algum interessado"

- O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, assinam em Harare um acordo para o início das negociações para a partilha do poder

- O antigo responsável político sérvio bósnio Radovan Karadzic, acusado de genocídio, é detido pelos serviços de segurança sérvios. Karadzic e o seu antigo chefe militar Ratko Mladic, que continua a monte, estavam em fuga desde que o TPI os acusou, há 13 anos, de genocídio e de crimes de guerra durante o conflito na Bósnia 1992-1995

- As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva sobem ao top-200 do "ranking" do circuito WTA, sendo que pela primeira vez Portugal tem duas tenistas entre as 200 melhores do Mundo.

==============.

Este é o ducentésimo segundo dia do ano. Faltam 163 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Cada um parece uma criança, num baloiço lasso, segurando a infância além do tempo". Hart Crane (1899-1932), poeta norte-americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário