Previsão do Tempo

domingo, 24 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 24 de Julho:

Principais acontecimentos registados no dia 24 de Julho:

1245 - Inocêncio IV retira a autoridade real a Sancho II de Portugal. Sucede-lhe o irmão, Afonso III.
1704 -- Ocupação de Gibraltar, pelas forças do almirante inglês George Rooke, durante a Guerra de Sucessão de Espanha.
1780 - Realiza-se a primeira sessão da Real da Academia das Ciências, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.
1802 - Nasce o escritor francês Alexandre Dumas, pai.
1827 -- Início das "Archotadas", manifestações noturnas à luz de archotes, em protesto pela instabilidade governativa, após a demissão do marechal Saldanha.
1833 -- Guerra Civil 1832-34. As tropas liberais do Duque da Terceira entram em Lisboa.
1885 - Entra em vigor o segundo Acto Adicional à Carta Constitucional, que recupera parte do carácter liberal da primeira Constituição.
1895 -- Nasce o escritor e poeta britânico Robert Graves, autor de "Eu, Cláudio".
1911 -- O antropólogo americano Hiram Bingham, à frente de uma expedição da Universidade de Yale, descobre e apresenta ao mundo a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.
1922 - O Conselho da Liga das Nações aprova os mandatos para a Palestina e o Egipto.
1923 - A Grécia, a Turquia e os aliados da Grande Guerra de 1914-18 assinam o Tratado de Paz de Lausane.
1942 -- II Guerra Mundial. Bombardeamento das cidades alemãs de Frankfurt e Mannheim, pela Força Aérea britânica.
1969 - Os astronautas norte-americanos da Apollo 11, os primeiros homens a irem à Lua, chegam a Terra. São recolhidos da cápsula da nave espacial, no Oceano Pacífico.
1974 -- O Supremo Tribunal dos EUA decide, por unanimidade, obrigar Richard Nixon a entregar as 64 gravações relacionadas com o Caso Watergate, à equipa de investigação, rejeitando os "privilégios presidenciais".
1975 - A nave espacial norte-americana Viking I poisa em Marte e inicia, de imediato, as análises com que se pretende verificar se existe ou não vida no planeta.
1977 - O presidente egípcio Anwar Sadat impõe o cessar fogo imediato com a Líbia.
1984 - Morre o ator português Luís Cerqueira, 57 anos.
1986 - O Parlamento português aprova o novo Estatuto da Região Autónoma dos Açores.
1990 -- O Iraque desloca tropas para a fronteira com o Kuwait.
1994 - O ciclista espanhol Miguel Indurain, 30 anos, ganha a volta a França pela quarta vez consecutiva.
1996 -- Portugal assina o acordo de cooperação com a Agência Espacial Europeia.
2002 - Entra em vigor o Tratado de Nice da União Europeia.
-- Aprovação da proposta de Lei para a privatização dos serviços de notariado e o regime de mobilidade da Função Pública.
2003 -- São aprovadas as três primeiras propostas de reforma da administração pública: organização da administração direta do Estado, enquadramento dos institutos e estatuto dos dirigentes.
2004 -- O filme "A Passagem da Noite", de Luís Filipe Rocha, obtém a Palma de Prata do XXV Festival de Valência e a protagonista Leonor Seixas conquista o prémio de melhor interpretação feminina.
2005 - O ciclista norte-americano Lance Armstrong conquista o sétimo título consecutivo na Volta à França em bicicleta e põe fim à carreira desportiva.
2006 - O embaixador de Portugal no Brasil Francisco Seixas da Costa é eleito Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.
2007 - A nova Lei da Televisão é promulgada pelo Presidente da República.
- Dezenas de milhar de pessoas são forçadas a abandonar as suas casas no Reino Unido devido às cheias que alagaram várias zonas do país, na pior catástrofe natural dos últimos 60 anos.
- É lançado, a título experimental, o projeto "Casa Pronta", nas Conservatórias de Águeda, Almeirim, Braga, Leiria e Mirandela.
- As Nações Unidas rejeitam o pedido de adesão de Taiwan.
- Cinco enfermeiras búlgaras e um médico palestiniano, condenados na Líbia a prisão perpétua por terem infetado crianças com o vírus da Sida, são libertados e extraditados para Sofia.
- O general das ex-Forças Armadas de Libertação de Angola, antigo braço armado da UNITA, Abílio Camalata Numa é eleito secretário-geral do partido, na primeira reunião da nova direcção, após o X Congresso.
- Os artistas Catarina Botelho, Pedro Neves Marques e Ivo Andrade vencem a terceira edição do Prémio BES Revelação/Fundação Serralves 2007.
2008 - Cerca de 400 mil alunos carenciados do ensino básico e secundário vão ter direito a refeições e manuais escolares gratuitos já a partir de setembro, segundo as novas regras da Ação Social Escolar, que permitem triplicar o número de beneficiários.
2010 - É inaugurado o Centro de Alto Rendimento do Jamor. A nave para treino, construída na pista n.º 2 do Estádio Nacional, contempla a pista coberta, a remodelação das pistas principal e n.º2, uma nova pista de crosse, uma sala de musculação, balneários, um gabinete médico e outras salas dedicadas à fisioterapia, psicologia e recuperação física.
==================.


Este é o ducentésimo quinto dia do ano. Faltam 160 dias para o termo de 2011.


Pensamento do dia: "Há sempre muitos inimigos. Mas acabam todos por se reunir apenas num: aquele que nos diz como devemos pensar". Norman Mailer (1923), escritor norte-americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário