Previsão do Tempo

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 27 de julho:

Principais acontecimentos registados no dia 27 de julho:


1794 -- Revolução Francesa. A Convenção Nacional ordena a prisão de Maximilien Robespierre, depois deste ter proposto a execução de 17 mil "inimigos da Revolução".

1830 - A revolução rebenta em Paris. O povo e a burguesia contestam as medidas repressivas impostas por Carlos X.

1866 - Nasce António José de Almeida, político republicano, sexto presidente da República (1919-23), fundador e diretor do jornal República.

- Termina a instalação do cabo submarino Atlantic, o primeiro cabo telegráfico entre a Europa e os EUA, permitindo o estabelecimento de comunicações entre o continente europeu e a América do Norte.

1867 -- Nasce o compositor espanhol Enrique Granados.

1877 - Nasce o compositor e regente de origem húngara Erno Dohnanyi.

1882 - Nasce o engenheiro britânico Geoffrey De Havilland, pioneiro da aviação, criador do Havilland Comet, primeiro avião a jacto de uso regular, e do "Mosquito", avião de combate da RAF, o mais versátil da II Guerra Mundial.

1921 -- Os fisiologistas Frederick Banting e John James Richard Macleod da Universidade de Toronto, Canadá, isolam a insulina. O Nobel da Medicina ser-lhes-á atribuído em 1923.

1940 -- Estreia de Bugs Bunny, Pernalonga, no desenho animado "A Wild Hare", da Warner Brothers, curta-metragem dirigida por Tex Avery.

1941 - II Guerra Mundial. Forças japonesas desembarcam na Indochina.

1944 -- II Guerra Mundial. Forças americanas quebram a linha de defesa alemã, na Bretanha.

1946 - Morre a escritora norte-americana Gertrude Stein, 72 anos, autora de "Ida", "Três Vidas".

1949 -- Apresentação do Havilland Comet, primeiro avião a jacto de uso regular, criado pelo engenheiro britânico Geoffrey De Havilland.

1953 -- A Guerra da Coreia termina com a assinatura do armistício de Panmunjon.

-- O Reino Unido e o Egipto assinam o acordo sobre o Canal do Suez, documento que prevê a retirada das forças militares britânicas até 1956.

1957 - É proclamada a República da Tunísia.

1961 -- O Senegal corta relações diplomáticas com Portugal, pela manutenção da Guerra em Angola e na Guiné.

1963 -- Portugal é excluído da Comissão Económica para África da ONU, pela política colonialista do Governo de Oliveira Salazar.

1970 - Morre António de Oliveira Salazar, 81 anos, antigo ministro das Finanças, presidente do Governo da ditadura do Estado Novo durante 35 anos.

1974 -- É publicada a Lei 7/74 que reconhece o direito à independência dos territórios sob domínio português. Começa o processo de descolonização.

- Caso Watergate. A Comissão Judicial da Câmara dos Representantes dos EUA emite o primeiro dos três atos de impugnação do presidente Richard Nixon, comprovada a tentativa de obstrução à justiça.

1976 -- Início das negociações para a adesão da Grécia à CEE.

1978 - António Ramalho Eanes exonera o primeiro-ministro do II Governo Constitucional, Mário Soares, após a quebra do acordo PS-CDS.

1981 - Termina o julgamento do caso Humberto Delgado, com a condenação a 22 anos de prisão do antigo agente da PIDE Casimiro Monteiro, autor do assassínio do General sem Medo, a 13 de Fevereiro de 1965.

1983 - Um comando arménio, composto por cinco guerrilheiros, ataca a embaixada da Turquia em Lisboa, morrendo no assalto.

- O ministro argentino do Interior confirma a prisão, em Buenos Aires, de 200 membros das forças militares e de segurança da ditadura do general Videla.

1984 - Morre o ator britânico James Mason, 75 anos, protagonista de "Bigger than Life", de Nicholas Ray, "Lolita", de Stanley Kubrick, e "A Star Is Born", de George Cukor.

- Ricardo Roque, presidente da AAC (Associação académica de Coimbra) e Jorge Anjinho, presidente do CAC (Clube académico de Coimbra) assinam o protocolo que consagra a extinção do Clube Académico de Coimbra e a sua reintegração na casa mãe, agora com o estatuto de organismo autónomo. Nasce então a AAC/OAF -- Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol.

1985 -- A Convenção Nacional do PS aprova a candidatura de Mário Soares à Presidência da República.

1986 -- Hassan II demite-se da presidência das Cimeiras Árabes, perante a reacção hostil à visita a Marrocos do primeiro-ministro israelita.

1990 -- A fábrica da Citroen, em Mangualde, produz o último 2CV.

1991 - Portugal recupera o título de campeão mundial de hóquei em patins, com a vitória sobre a Holanda.

1993 - Morre o escritor, dramaturgo e publicista português Luís de Sttau Monteiro, 67 anos, autor de "Angústia para o Jantar" e "Felizmente Há Luar".

1994 - Primeira emissão experimental portuguesa de televisão por cabo em Matosinhos.

1995 -- O arquivo de António de Oliveira Salazar é aberto à consulta pública, na Torre do Tombo.

1996 - Rebenta uma bomba em Atlanta, durante os Jogos Olímpicos, causando a morte de uma pessoa e ferimentos em mais de cem.

2002 -- Morre José Joaquim Ribeiro, bispo emérito de Dili, 84 anos.

2003 -- O líder do Governo israelita Ariel Sharon afirma que a construção do muro na Cisjordânia é "uma obrigação ditada por imperativos de segurança".

2004 - Morre Fernando Luso Soares, advogado e escritor, 80 anos.

2005 - Morre José Pedro Machado, 90 anos, investigador, fundador e primeiro presidente da Sociedade de Língua Portuguesa, autor do "Grande Dicionário da Língua Portuguesa".

2006 -- A proposta de Lei das Finanças Locais é aprovada em Conselho de Ministros.

- Apresentação do Projecto Porta 65 de habitação social.

- Morre Carlos Roque, 70 anos, autor de banda desenhada e designer gráfico, membro das edições portuguesas das revistas Tintin e Spirou.

2007 - O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, um dos autores do projeto do Centro Cultural de Belém, vence o Prémio Trienal, atribuído pela primeira Trienal Internacional de Arquitectura de Lisboa.

2008 -- Morre o antigo dirigente da CGTP-IN e deputado do PCP Álvaro Rana, em Lisboa vítima de doença prolongada

- Morre o realizador Yusef Chahin, considerado o pai do cinema egípcio, aos 82 anos. "Águas negras", com Omar Sharif, e "Estação Central" (1958) são algumas das obras marcantes do cineasta

- Morre a atriz italiana Marisa Merlini, que participou em mais de 70 filmes, a maioria comédias, aos 84 anos, em Roma.

2010 -- Termina o segredo de Justiça do processo Freeport. Charles Smith e Manuel Pedro são acusados de extorsão, sendo os outros cinco arguidos do processo ilibados.

- Morre, aos 88 anos, Theo Albrecht, dono de uma das maiores fortunas do mundo e um dos proprietários, a par do irmão, da cadeia de supermercados Aldi que domina o mercado alemão e que teve origem na mercearia da mãe de ambos.

=============.

Este é o ducentésimo oitavo dia do ano. Faltam 157 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "O salazarismo foi uma doença que pôs de rastos o povo português". José Gil (1945), filósofo e ensaísta português.

Sem comentários:

Enviar um comentário