Previsão do Tempo

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 28 de julho

Principais acontecimentos registados no dia 28 de julho, Dia Nacional da Conservação da Natureza e Dia Mundial das Hepatites:


1131 -- É fundado o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho, base de apoio a Afonso Henriques, na fundação da nacionalidade.

1446 - São publicadas as Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se toma pelo primeiro Código Penal português.

1750 -- Morre o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, Leste da Alemanha. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela, hoje, mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.

1794 - Os revolucionários Robespierre, Saint-Just e Couthon são guilhotinados em Paris, um dia depois da recusa da Convenção pela Assembleia. Termina a política de Terror.

1887 -- Nasce o artista plástico francês Marcel Duchamp. Célebre pelas suas esculturas "ready made", revelou-se em 1913, em Nova Iorque, com a apresentação da tela "Nu Descendo uma Escada II".

1903 -- Greves operárias no Porto acentuam o clima de oposição à Monarquia. As paralisações começam pelos tecelões e estendem-se a outros sectores.

1909 -- Nasce o escritor inglês Malcolm Lowry, autor de "Ultramarina", "Barco de Outubro para Gabriola", "Escuro como o Túmulo onde Jaz o Meu Amigo" e "Debaixo do Vulcão".

1914 -- Grande Guerra 1914-19. O Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.

1927 -- Nasce o poeta norte-americano John Ashbery, autor de "Auto-retrato num Espelho Convexo", Prémio Pulitzer, prémio do Livro e da Crítica, nos EUA.

1936 -- Guerra Civil de Espanha. As forças de Francisco Franco recebem os primeiros aviões enviados pela Alemanha nazi de Hitler e pela Itália fascista de Mussolini.

1940 -- II Guerra Mundial. Forças britânicas repelem o ataque nazi à Ilha de Malta, no Mediterrâneo.

1945 - Um bombardeiro do exército norte-americano choca com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.

1951 -- As Nações Unidas aprovam, em Genebra, a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados. Portugal pede a adesão à Convenção após o 25 de Abril de 1974, entrando em vigor, na ordem jurídica portuguesa, em julho de 1976.

1965 - Edward Heath é eleito dirigente do Partido Conservador britânico, substituindo Alec Douglas-Home.

1977 -- A Espanha candidata-se à adesão à CEE.

1982 -- A Câmara dos Representantes dos EUA cancela os fundos destinados a desenvolver, testar ou operacionalizar quaisquer armas nucleares que colidam com os acordos de Salt I e II.

1992 - Francisco Lucas Pires, deputado ao Parlamento Europeu, é condecorado com a Ordem de Mérito, pelo embaixador da Alemanha em Lisboa, pelo "papel decisivo" que desempenhou na reunificação do país.

1996 - Morre Gabriel Dussurget, 92 anos, fundador do Festival Internacional de Aix-en-Provence, França.

1999 -- O secretário-geral da ONU confirma a realização do referendo em Timor-Leste a 30 de agosto.

2002 -- Terminam os III Campeonatos Mundiais de Atletismo para Deficientes. Portugal conquista 12 medalhas.

- O ciclista norte-americano Lance Armstrong vence, pelo quarto ano consecutivo, a Volta à França em Bicicleta.

2003 - Morre o ator de comédia norte-americano Bob Hope, 100 anos.

2004 - A União Africana faz a denúncia oficial do genocídio de Darfur.

- Morre Francis Crick, 88 anos, cientista britânico, Prémio Nobel da Medicina, membro da equipa que descobriu e identificou a estrutura em hélice dupla do ADN.

2005 - O Parlamento aprova o projeto de limitação de mandatos dos autarcas, que terá efeito prático a partir de 2013.

2006 - O presidente da República promulga o decreto-lei que altera o regime de acesso ao Ensino Superior e o diploma que cria a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea -- Colecção Berardo.

- O governo de Angola aprova o Memorando de Entendimento para a Paz e Reconciliação em Cabinda.

- Ofensiva de Israel ao Líbano. A ONU pede uma trégua de 72 horas, para retirar feridos e levar alimentação e medicamentos às zonas de conflito.

2007 - O Congresso norte-americano aprova uma lei antiterrorista, que enviou para o presidente George W. Bush, com várias recomendações da comissão que investigou os ataques de 11 de setembro de 2001.

2008 - Portugal surge como caso de sucesso num estudo do Banco Mundial pela medida Empresa na Hora, lançada em 2005, que permitiu reduzir o número de procedimentos e o tempo de espera para iniciar um negócio.

2010 - Um avião da companhia Airblue que transportava 152 passageiros, despenha-se no Paquistão, nas imediações de Islamabad, quando fazia a ligação entre Karachi e a capital paquistanesa sob chuvas fortes e nevoeiro.

- Naide Gomes conquista a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros.

- O conselho de administração da Portugal Telecom chega a acordo com a Telefónica para a compra da Vivo. Decide ainda manter a presença no mercado brasileiro com a entrada no capital da Oi com uma participação de 22,4 por cento. A PT terá ainda uma participação na gestão da Telemar Participações e das subsidiárias, nomeando dois administradores.

============.

Este é o ducentésimo nono dia do ano. Faltam 156 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "Bom Deus, se a nossa Civilização se conseguisse manter sóbria durante dois dias, ao terceiro, morreria de remorso." Malcolm Lowry (1909-57), escritor inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário