Previsão do Tempo

domingo, 31 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 30 de julho:

Principais acontecimentos registados no dia 30 de julho:
1784 -- Morre Dennis Diderot, escritor, filósofo e enciclopedista francês, autor de "A Religiosa", figura maior da Idade das Luzes.
1818 -- Nasce a escritora britânica Emily Bronte, autora de "O Monte dos Vendavais".
1848 - É inaugurada a iluminação a gás, na Baixa de Lisboa, a primeira em Portugal.
1863 -- Nasce Henry Ford, construtor que revolucionaria a indústria automóvel, ao estabelecer a primeira linha de montagem.
1898 -- Nasce o escultor britânico Henry Moore.
1906 -- Gabriel Lippmann apresenta, na Academia de Ciências de Paris, o primeiro método para a reprodução fotográfica a cor.
1926 - As fronteiras da Albânia são reconhecidas internacionalmente.
1930 -- Oliveira Salazar cria a União Nacional, partido político único, e são ilegalizados todos os restantes partidos e associações políticas.
1932 -- Eleições na Alemanha. O partido nazi, de Adolf Hitler, duplica o número de lugares no Parlamento, mas não atinge a maioria. Hitler bloqueia o funcionamento das instituições e lança uma campanha terrorista, apoiado nos batalhões de SA.
1948 -- O presidente húngaro moderado Zoltan Tildy não resiste à pressão de Moscovo e demite-se. É substituído por Arpád Szakasits.
1957 -- O Reino Unido concede a autonomia à Nigéria.
1971 - Os astronautas da nave espacial norte-americana Apollo 15, David R. Scott e James B. Irwin, chegam à lua.
1973 -- Caso Watergate. Depoimento do antigo chefe de gabinete de Richard Nixon, HR Haldeman, no Senado, nega qualquer participação da Casa Branca na tentativa de encobrimento. A divulgação das gravações de 23 de junho de 1972 revela a conversa entre Nixon e Haldeman, sobre a tentativa de afastar o FBI da investigação.
- O Supremo Tribunal britânico aprova o pagamento de 50 milhões de libras de indemnização a vítimas da talidomida.
1974 - A Grécia e a Turquia, com o patrocínio do Reino Unido, assinam a declaração que prevê o cessar-fogo em Chipre.
1981 - A intervenção de tropas senegalesas faz abortar uma tentativa de golpe de estado na Gâmbia.
1983 - Morre o cineasta espanhol Luís Buñuel, 83 anos, realizador de "O Cão Andaluz", "Viridiana", "O Fantasma da Liberdade".
1989 -- O povo chileno aprova, com mais de 85 por cento dos votos, as reformas constitucionais para a democracia.
1992 - O Governo português decide-se pela ligação Sacavém-Montijo, para a construção da nova ponte sobre o Tejo.
- Morre o pianista português Paulo Santiago, 34 anos, pouco depois da apresentação em recital no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
1993 - Morre Jorge Campinos, 56 anos, fundador do PS, ex-deputado e antigo ministro dos governos de Mário Soares.
-- Morrem duas crianças, por falta de condições de segurança, no Aquaparque, em Lisboa.
1996 - Morre a atriz Claudette Colbert, rosto para o cinema norte-americano dos anos 30, protagonista de "Uma Noite Aconteceu", de Frank Capra.
1999 -- É apresentado, em Sarajevo, o pacto de estabilidade para os Balcãs.
2000 -- O militar Hugo Chávez ganha as eleições presidenciais na Venezuela.
2002 -- O Conselho de Ministros da CPLP aprova a criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
2003 -- Incêndios florestais impõem o acionamento dos planos municipais de emergência em Castelo Branco, Oleiros e Fundão.
2004 - O preço do barril de Brent, no Reino Unido, ultrapassa pela primeira vez a barreira dos 40 dólares, em 24 anos, fixando-se nos 40,05. O crude atinge o valor máximo em Nova Iorque, com os 43,8 dólares por barril.
2005 - É suspensa a publicação dos jornais A Capital e O Comércio do Porto.
- Último espetáculo da companhia Ballet Gulbenkian, por iniciativa dos bailarinos, no Teatro Camões, em Lisboa.
- Morre John Garang, 60 anos, antigo chefe dos rebeldes do Sul do Sudão, vice-presidente do país.
2006 -- A aviação israelita ataca um edifício civil, em Canã, no Sul do Líbano, causando a morte de dezenas de pessoas, na maioria crianças.
- Fradique de Menezes é reeleito presidente de São Tomé e Príncipe, com 60,03 por cento dos votos.
- Primeiras eleições presidenciais e legislativas democráticas na República Democrática do Congo, desde a independência, em 1960.
2007 - É publicado o decreto-lei que cria a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, IGAS.
- O líder do Partido Democrático timorense Fernando "La Sama" de Araújo é eleito presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste.
- Pedro Martins, com "Carrinho de Mão", vence o I Concurso Contos de Terror, no valor de 500 euros, organizado pelo Cineclube de Terror de Lisboa.
- O filme "Iron Island", do iraniano Mohammad Rasoulof, vence o prémio para a melhor longa-metragem e o prémio para o melhor argumento dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia - AVANCA'07.
- O júri do 26º concurso internacional de música Vianna da Motta decide não atribuir o primeiro prémio a um dos seis pianistas que estavam na final. O segundo prémio, no valor de 20 mil euros, distingue o ucraniano Dmytro Onyshchenko, de 22 anos, e o sul-coreano Yung Wook Yoo, de 29 anos.
- Morre o cineasta e encenador Ingmar Bergman, com 89 anos, na ilha sueca de Faarö (Gotland). Ao longo da sua extensa carreira realizou mais de 40 filmes, entre os quais se destacam "Um Verão de Amor" (1951), "O Sétimo Selo" (1957), "Morangos Silvestres" (1957), "Em Busca da Verdade" (1961), "Lágrimas e Suspiros" (1972) "Sonata de Outono" (1978) "Fanny e Alexander" (1982) ou "Saraband" (2003). Além da sua obra cinematográfica, Bergman foi durante toda a vida um homem de teatro, tendo encenado numerosas peças
- Morre o cineasta italiano Michelangelo Antonioni, um dos grandes mestres do cinema europeu, em Roma com 94 anos. Cineasta da incomunicabilidade ou da dificuldade de viver e amar, dirigiu duas dezenas de filmes, entre os quais "Escândalo de Amor" (1950) e "O Grito" (1957), a trilogia constituída por "A Aventura" (1960), "A Noite" (1961) e "O Eclipse" (1962), e ainda "O Grito" (1957), "O Deserto Vermelho" (1964), "Blow-up" (1966), ou "Identificação de uma Mulher" (1982). Consagrado internacionalmente, ganhou o Leão de Ouro da Bienal de Veneza em 1964, com "O Deserto Vermelho", a Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1967 com "Blow-up", o Prémio Especial do Júri de Cannes com "Identificação de uma Mulher" em 1982, um Óscar de Hollywood pelo conjunto da sua carreira em 1955 e também um Leão de Ouro pela carreira em Veneza, em 1997.
2008 - O primeiro-ministro, José Sócrates, anuncia a distribuição de 500 mil computadores portáteis -- Magalhães - aos alunos do primeiro ciclo, no âmbito do novo programa 'e.escolhinha', que terão um custo máximo de 50 euros
- O Ministério da Ciência e do Ensino Superior notifica a Universidade Moderna e a Dinensino, empresa proprietária, da decisão de encerrar compulsivamente a instituição por falta de viabilidade económica e grave degradação pedagógica.
2010 - A dupla Fernando Pimenta/João Ribeiro sagra-se campeã da Europa sub-23 de canoagem, enquanto o K1 500 Teresa Portela e o K2 Teresa Portela/Joana Vasconcelos conquistaram a prata em Moscovo, Rússia.
- É inaugurado o Museu de Arte e Arqueologia do Vale do Côa, 15 anos após os protestos de ambientalistas e especialistas em arte rupestre que ditaram a suspensão, pelo governo socialista presidido por António Guterres, da construção da barragem.
================.
Este é o ducentésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 154 dias para o termo de 2011.
Pensamento do dia: "O que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos". Denis Diderot (1713-1784), escritor e filósofo francês.

Sem comentários:

Enviar um comentário