Previsão do Tempo

sábado, 9 de julho de 2011

Principais características do Códice Calixtino

Principais características do Códice Calixtino


 Códice Calixtino foi roubado da catedral de Santiago de Compostela.

O desaparecimento do manuscrito é já considerado o roubo do século pois representa uma das maiores perdas de património histórico e artístico.
Foi na passada terça-feira (dia 5) que foi detectado o seu desaparecimento da câmara blindada do arquivo da catedral, onde costuma estar guardado.
Presume-se que o roubo tenha sido realizado por um grupo contratado por algum coleccionador ou traficante.
Recorde-se que o Códice Calixtino é o mais antigo guia que se conhece destinado a ajudar os peregrinos que viajavam para Santiago.

O Códice Calixtino é um livro com incalculável significado histórico para a Igreja. Trata-se de um manuscrito iluminado do século XII, considerado o primeiro guia de peregrinação do caminho de Santiago.


Idade: Trata-se de um manuscrito do século XII.

Tamanho: Com as dimensões de 30 por 21 polegadas (76,20x53,34 cm), o livro foi restruturado em 1964 num único volume. O manuscrito havia sido separado e organizado em diferentes partes.

Nº de Páginas: A obra tem 225 fólios de pergaminho com paginação em numeração romana. Muitos deles são elaboradamente decorados com cabeçalhos de miniaturas.

Autor: O livro foi atribuído ao Papa Calixto II, daí o nome pelo qual é conhecido.

Composição: O manuscrito está dividido em 5 livros: O primeiro de carácter litúrgico, contem sermões e homilias; o segundo relata os milagres atribuídos ao Apóstolo Santiago; o terceiro recorda a transladação do corpo; o quarto é o livro o Turpin e o quinto é um guia antêntico de peregrinação. Muitos estudiosos acreditam que o manuscrito foi feito por três escribas diferentes.

Valor literário: Além do conteúdo histórico e artístico, também é mencionado o valor literário da obra, com descrições realistas e notas líricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário