Previsão do Tempo

domingo, 22 de abril de 2012

300 anos Vila Rica/Ouro Preto - Expedições (01/11/2011)



O programa Expedições vai a Minas Gerais para registrar a trajetória de uma cidade que nasce como um arraial de mineração e, ao longo de seus 300 anos, se transforma numa das jóias da arte barroca brasileira: Ouro Preto. Lá, os ideais da liberdade convivem com os da tradição. Preservar e mudar foram a receita encontrada para se manter viva no panteão de cidades imprescindíveis para o entendimento do Brasil.

Paula Saldanha e Roberto Werneck iniciam a viagem ao interior de Minas, que assistiu à chegada dos primeiros bandeirantes ao local que viria se transformar, pouco tempo depois, em Vila Rica, região repleta do ouro que alimentou sonhos políticos, artísticos e de prosperidade.

O historiador Milton Teixeira concede uma entrevista com relatos detalhados desse processo de três séculos. A escritora Angela Leite Xavier, o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, e Vicente de Paula Gomes, funcionário do Teatro Municipal de Ouro Preto, complementam o quadro de entrevistados.

Expedições documenta o Ciclo do Ouro na cidade mineira, o surgimento de uma leva de artistas primorosos, dos quais destaca-se Mestre Aleijadinho. O Barroco e o Rococó mineiro, além do conjunto arquitetônico e urbanístico muito bem preservados. O programa leva o telespectador a conhecer um pouco da vida de personagens marcantes, como Tiradentes, Chico Rei e Marília de Dirceu. Deslumbrar-se com a beleza de algumas das dezenas de igrejas da antiga Vila Rica, conhecer o Museu da Inconfidência e a antiga Casa de Ópera.

Sem comentários:

Enviar um comentário