Previsão do Tempo

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cabeça é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia



CABEÇA | PRIMEIRA "ALDEIA LED" DE PORTUGAL
Cabeça é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 8,55 km² de área e 229 habitantes (2001). Densidade: 26,8 hab/km². Durante muitos anos foi conhecida como São Romão de Cabeça. Pertenceu ao concelho e à freguesia de Loriga.
Após a conclusão das obras de requalificação e de iluminação pública, Cabeça, no concelho de Seia, passou a ser a primeira aldeia com luzes LED (emissão de luz por díodo) de Portugal. A tecnologia permite desperdiçar menos energia.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Cabeça, António Dias, a tecnologia LED vai trazer modernidade à aldeia e uma poupança de energia "na ordem dos 70%". Os residentes mostraram-se satisfeitos, elogiando o trabalho agora concluído: "Nunca foi feito nada assim desde que me lembro", afirmou José Santos, de 92 anos, natural da aldeia situada no coração da Serra da Estrela.
A empreitada de reabilitação urbana da freguesia de Cabeça consistiu na remodelação das infraestruturas elétricas, telecomunicações, redes de drenagem de águas residuais e de distribuição de água ao domicílio, arquitetura paisagística e execução de arruamentos, orçamentada em 683 mil euros.
Segundo nota de imprensa da Câmara de Seia, "a tecnologia LED possibilita um completo domínio da luz que permite reduzir o desconforto da iluminação tradicional, a redução do consumo, na ordem dos 60%, poupança financeira e redução de emissão de CO2".
Também presente na inauguração obras de requalificação e da instalação da iluminação pública, na passada sexta-feira, o presidente da autarquia de Seia, Filipe Camelo, referiu que este projeto das aldeias de montanha "constituirá um atrativo importante" para o desenvolvimento turístico do concelho.

Uma aldeia que deverá ser um exemplo de sustentabilidade para o mundo.
Parabéns a todos pela excelente iniciativa!

Sem comentários:

Enviar um comentário