Previsão do Tempo

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

QUE ESTRANHO VERÃO ESTE DE 2014 QUE ATINGIU PORTUGAL!















ERAM 14 HORAS E 15 MINUTOS MAIS UMA FORTE DESCARGA DE ÁGUA SOBRE ABAÇAS - VILA REAL.


E JÁ AGORA POR CURIOSIDADE:


"As trovoadas são acontecimentos, um tão pouco raros, que ocorrem quando o ar quente e húmido ascende em pouco tempo, e têm como aviso o céu bastante negro (nuvens do tipo cúmulos-nimbos). Apesar da relativa amenidade do nosso clima, o acontecimento inevitável e ás vezes súbito de alterações meteorológica pode atingir mais ou menos gravemente pessoas e bens.
Dentro das nuvens, bruscas correntes de ar geram fricção entre gotas de água e gelo, levando à formação e ao aglomeração de electricidade estática.
No topo das nuvens acumulam-se as cargas eléctricas positivas e na zona inferior as negativas. Quando a acumulação de cargas negativas atinge um valor elevado, gera-se uma descarga eléctrica sobre a aparência de raios (visíveis como relâmpagos luminosos) dirigidos para a área superior da nuvem ou mesmo para o solo.
Os raios aquecem instantaneamente o ar e o vapor no seu percurso, obrigando-os a uma expansão brusca, seguida de rápido arrefecimento e contracção. Este aquecimento é tal que origina uma violenta explosão, ouvindo-se então o trovão.
Como o som e a luz viajam a velocidades diferentes, um observador posicionado a alguma distância da tempestade vê o relâmpago uns segundos antes de ouvir o trovão.
Os raios tomam sempre o caminho mais rápido para o solo e frequentemente isso implica a passagem através de objectos altos isolados na paisagem, como por exemplo árvores, casas ou mesmo pessoas. Para prevenir ou diminuir os efeitos desta situação, assegura-te que estás sempre informado sobre a previsão do tempo e cumpre as medidas de segurança, para este caso."
Biblioteca Escolar- Dr. Ruy D’Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário