Previsão do Tempo

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Sabia que a água envelhece?

 Eu já desconfiava! Pois se a água enferruja o ferro!

Sabia que 71% da superfície do planeta Terra é constituída por água? E que apenas 1% diz respeito a água doce e, por isso, potável?
 
 
Mas não é só o planeta que é constituído por água. Os seres humanos, os animais e os vegetais são também compostos por expressivas percentagens de água.
A verdade é que existem certos aspetos sobre a água, um dos bens naturais mais essenciais à vida na Terra, que desconhecemos ou que já nos esquecemos.
Por essa razão, apresentamos-lhe uma lista dos sete aspetos sobre a água que todas as pessoas deveriam conhecer.
A lista, convém sublinhar, foi criada pelo site Exame Brasil, tendo por pano de fundo a seca que tem atingido vários Estados do país.
Água estagnada das barragens
Assim, comecemos pelas barragens. A água estagnada que fica no fundo daquelas construções pode ser prejudicial à saúde pois está contaminada com metais pesados, tais como chumbo e cádmio.
Consumir água que esteja contaminada por estes metais pode levar ao surgimento de problemas renais e de tiroide e ainda pode originar doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Filtros de água
Filtrar a água é sempre uma boa opção para evitar beber água contaminada. Apesar da grande variedade de filtros que temos atualmente ao nosso dispor, o melhor é aquele que é produzido a partir do barro. Esta matéria argilosa tem-se revelado bastante eficiente na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo e ainda na retenção do parasita Criptosporidiose (causa diarreia e dores de barriga).
Garrafas de vidro e alumínio: qual a melhor
O ideal é beber água que esteja engarrafada em embalagens de vidro. Sabe porquê? É que acontece que as garrafas de plástico contêm uma substância derivada do petróleo – o xenoestrogenio.
De acordo com um médico consultado pelo Exame Brasil, esta substância tem o mesmo formato do estrogénio, por isso, consumir demasiada água engarrafada em embalagens de plástico pode ser o equivalente a consumir cinco pílulas anticoncecionais por dia.
Água vista como um medicamento natural
Sabia que as diferentes propriedades da água podem curar ou ajudar a prevenir determinadas doenças.
Por exemplo, a água que tem abundância de flúor ajuda a prevenir cáries, enquanto aquela que tem mais sódio ajuda a preservar os músculos e os nervos.
Por outro lado, o magnésio previne a hipertensão, enquanto o zinco tem propriedades imunológicas e o cálcio previne a osteoporose.
Água envelhece o ser humano
Outra curiosidade de que poucas pessoas têm conhecimento é que a água pode acelerar o processo de envelhecimento. Isto acontece quando o pH da água é inferior a 7,4, sendo que este é o valor do pH do nosso sangue.
Ao consumir água com uma taxa de pH inferior, o processo de envelhecimento do corpo humano é acelerado.
A água de agora é a mesma da do tempo dos dinossauros
Pelo menos para já, a quantidade de água existente no planeta continua mais ou menos nos mesmos níveis de há milhões de anos.
Ainda assim é preciso lembrar que é preciso ter cuidado e tomar medidas de preservação deste bem essencial para que, daqui a outros tantos milhões de anos, os futuros habitantes da Terra possam também desfrutar da água.

Sem comentários:

Enviar um comentário