Previsão do Tempo

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A 19 de Novembro de 1703, morre na prisão "O Homem da Máscara de Ferro"



No final do reinado de Luis XIV, no dia 19 de Novembro de 1703, um misterioso prisioneiro morre na prisão da Bastilha, em Paris. É enterrado alguns dias mais tarde sob o nome de Marchiali no cemitério Saint-Paul.
A literatura e a lenda iriam fazer uso do personagem e torná-lo célebre sob o epíteto de "O Homem da Máscara de Ferro", já que ninguém havia jamais podido ver o seu rosto, coberto sempre por uma máscara de veludo negro, e não de ferro.
Este homem, de presumivelmente 50 anos, teria vivido em cativeiro durante duas ou três décadas, primeiro em Pignerol, uma fortaleza alpina situada entre Briançon e Turim, até 1681. Havia sido trasferido sucessivamente do forte de Exiles, no Piemonte até 1687; Sainte-Marguerite de Lérins até 1698, e, por fim, a Bastilha, sempre sob a vigilância do mesmo carcereiro, Bénigne Dauvergne, conhecido como Senhor de Saint-Mars, antigo mosqueteiro.
Oito anos após sua morte, a princesa Palatine, cunhada do rei da França, faz com que este homem saia do anonimato, apresentando-o na sua correspondência como um lorde inglês que havia conspirado contra a França.
A sua identidade não tardou a suscitar diversas hipóteses. Seria ele o irmão gémeo de Luis XIV, como pretendeu Voltaire? Ou o filho adúltero de Ana da Áustria e do duque de Buckingham? Seria ele, como outros acreditavam, o duque de Beaufort ? Ou um bastardo do rei Carlos II de Inglaterra? O conde de Vermandois ? O ex-superintendente Fouquet?
Com o seu habitual talento, Alexandre Dumas revive a lenda em "O Visconde de Bragelonne" levantando a hipótese dele ser irmão gémeo de Luis XIV, nascido oito horas após este último.
Em "A Máscara de Ferro", o historiador Jean-Christian Petitfils evoca a hipótese de se tratar de um certo Eustache Danger, serviçal da corte, posto a par do segredo e prometendo não desvelar a conversão secreta do rei Carlos II ao catolicismo.
A maioria dos historiadores estão hoje de acordo em reconhecer no "Máscara de Ferro" um agente duplo, o conde Ercole Mattioli ou Antoine-Hercule Matthioli, apoiando-se numa carta datada de 1770, assinada por um certo barão Heiss.
Secretário de Estado do duque de Mantova, Carlo IV de Gonzaga, traíra o seu chefe assim como o rei da França, revelando aos espanhóis as negociações secretas relativas à aquisição pela França da praça-forte de Casal. Luis XIV enviou-o então a Veneza para prendê-lo em 1669, cuidando todavia que vivesse sempre cercado de confortáveis privilégios.
Não estaria excluído, porém, que um doméstico, tentado por esta vida de ser tratado como um rei, possa ter pretendido tomar o lugar do conde e permitido ao mesmo retomar a plena liberdade sem que ninguém percebesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário