Previsão do Tempo

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A 24 de Novembro de 1859 - Charles Darwin lança "A Origem das Espécies"





CHARLES DARWIN A Voz do Evolucionismo - Documentário (1998) Autor do livro "A Origem das Espécies", foi um naturalista britânico e reconhecidamente, um dos cientistas mais importantes da história da humanidade.

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewbury, Inglaterra, em 12 de Fevereiro de 1809. Filho de Robert Waring Darwin, médico de prestígio e Susannah Wedgwood. Seu avô paterno, Erasmus Darwin, foi também um conhecido médico, naturalista e poeta. Desde a infância, Charles Darwin demonstrou interesse por história natural, fato pouco comum entre meninos de sua idade; desenvolveu especial paixão por colecionar pequenos objetos: conchas, moedas, sêlos, pedras, etc.

Em Outubro de 1925, Darwin entrou para a Universidade de Edimburgo a fim de estudar Medicina, por decisão do pai; entretanto, não conseguiu interessar-se pela carreira. Tentou então, novamente aconselhado pelo pai, a seguir um rumo eclesiástico e ingressou na Universidade de Cambridge, a fim de estudar Artes.

Não encontrou vocação no terreno das artes ou religioso, porém, foi nesta época que descobriu a botânica, a entomologia e a geologia. Também conheceu o Reverendo John Hesnlow, cuja amizade sería fundamental em seu futuro, pois foi através deste amigo que recebeu o convite para uma viagem ao redor do mundo, a bordo do "Beagle", integrando a equipe do Capitão Robert Fitzroy como naturalista. Em 27 de Dezembro de 1831, o "Beagle" zarpou de Davenport, com o jovem Charles Darwin, de 22 anos a bordo, numa expedição que mudaría para sempre, a história da humanidade.

Tal expedição, percorreu Cabo Verde, América do Sul até a Patagônia e a Ilha do Fogo, as Ilhas Galápagos, a Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Mauritius e África do Sul.

Durante a viagem, Darwin observou a semelhança e diferença entre as espécies: iguais e diferentes; animais e vegetais, pelos lugares onde ía passando, o que o levou a suspeitar que, a teoria da estabilidade das espécies poderia ser prejudicada. Aquela foi a semente de sua posterior e tão controvertida, teoria de evolução das espécies.

Estabelecido como cientista naturalista de renome, Charles Darwin começou a redigir seus estudos para posterior publicação. O mais famoso e estudado até os dias de hoje é "On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life" ( A Origem das espécies por seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida"), onde Darwin apresentava seu teoria de seleção natural, na qual a natureza seleciona as populações mais capacitadas para a sobrevivência, em determinado ambiente, e descarta as menos aptas. Iniciou-se então um debate incandescente e a condenação da obra de Darwin, pois o mesmo atribuía à natureza, poderes até então reservados ao divino. O debate segue, até os dias de hoje, dividindo os estudiosos entre a visão Criacionista e Evolucionista.

Charles Darwin morreu de um ataque de coração em 1882, entretanto, seu legado continua mais vivo do que nunca; seu nome provoca grande antipatia no círculo religioso, porém é sinónimo de evolução no campo da ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário