Previsão do Tempo

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A 4 de Dezembro de 2011 - Morreu Sócrates, futebolista brasileiro





Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Belém, 19 de fevereiro de 1954 ---- São Paulo, 4 de dezembro de 2011[1]), mais conhecido como Sócrates e também referido como Doutor Sócrates, Doutor ou Magrão, foi um jogador de futebol e médico brasileiro.
Como jogador de futebol, Sócrates foi considerado como um dos melhores do Brasil[2] e, segundo a FIFA, um dos melhores do mundo. [3] Ídolo do Corinthians - ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Marcelinho Carioca, Ronaldo Fenômeno e outros - e do Botafogo de Ribeirão Preto [4], Sócrates notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas já!.
Era irmão de outro famoso futebolista, Raí. Ambos foram capitães da Seleção Brasileira de Futebol.
Sócrates também atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Era também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral.

Primeiros anos

Sócrates recebeu esse nome porque seu pai, que era apaixonado por literatura, estava lendo A República de Platão, na época do nascimento do filho. A família, originária de Messejana, Ceará, vivia em Belém do Pará, mudando-se para Ribeirão Preto quando o pai, funcionário público federal, foi transferido.[5]
Em Ribeirão Preto, ingressa no colégio dos Irmãos Maristas, onde começa a prática esportiva e se apaixona pelo futebol. Na época torcia pelo Santos.
Aos dez anos assiste a uma cena que influenciaria sua visão de mundo: vê o pai queimando seus amados livros, logo após o golpe militar de 1964.
Quando Sócrates completa doze anos, sua numerosa família já está completa, com seus cinco irmãos - Sóstenes, Sófocles, Raimundo filho, Raimar e Raí, então com um ano de idade.
Aos dezesseis jogava no time juvenil do Botafogo Futebol Clube de sua cidade. Aos dezessete, ingressa na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, continuava jogando pelo Botafogo. No final de 1973, decide profissionalizar-se como jogador, sem abandonar o curso de medicina, que conclui em 1977, sem interromper sua carreira no futebol.

Política e jornalismo

Fora do futebol, Sócrates sempre manteve uma ativa participação política, tanto em assuntos relacionados ao bem-estar dos jogadores quanto aos temas correntes do país. Na década de 1980, participou da campanha Diretas Já (1983- 1984) e foi um dos principais idealizadores do movimento Democracia Corintiana (1982- 1984), que reivindicava para os jogadores mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube. [10].
Durante sua segunda internação, em 2011, Sócrates declarou que gostaria de trabalhar com o presidente venezuelano Hugo Chávez em projetos sociais ligados ao esporte.[11]
Era articulista da revista Carta Capital e do jornal Agora São Paulo e comentarista esportivo do programa Cartão Verde da TV Cultura.


http://futebolnaneetweb.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário