Previsão do Tempo

domingo, 25 de janeiro de 2015

PORTUGAL - TABUAÇO





Esta terra, velha de séculos, está repleta de motivos de interesse.
Por todo o concelho, há vestígios arqueológicos riquíssimos. Comprovados pelas ruínas que se mantiveram no tempo, estão os povoados fortificados de Longa, Sabroso, Quinta dos Pinheiros, da Senhora do Calfão, e de S. Mamede. Na Porqueira e no Cabeço de S. João, há abrigos pré-históricos e, em S. Domingos, há um dólmen. Da Pré-História, restam-nos ainda o santuário rupestre do Cabeço das Pombas, as pinturas rupestres do Lugar do Calvário, a figura zoomórfica da Pedra do Cavalo, em Paradela, ou a Estátua-menir do Alto da Escrita, descoberta em Vale de Figueira e que é agora a peça principal da exposição permanente de arqueologia concelhia patente na Galeria Municipal de Turismo de Tabuaço. Não devemos esquecer o recém-descoberto Menir da Chã, em Longa, ou uma cabeça granítica de guerreiro, em Vale de Figueira.
Do período de ocupação romana, existem também muitos vestígios, como o altar de S. João, a via romana de Vale de Vila / Sendim, entre outras que atravessam, agora apenas em pequenos troços, o concelho de Tabuaço. Refiram-se, também, as necrópoles de Passo Frio e de Sendim, o santuário de Santa Maria do Sabroso e de São Pedro das Águias e os sarcófagos de S. Pedro das Águias, de Arcos e da Seara. Curiosamente, encontram-se lagares de vinho e de azeite, escavados na rocha, em Arcos, na Eira do Monte, em Fontelo, na Quinta de S. Martinho e em muitos outros locais do concelho.
Em termos arquitectónicos, o tempo conservou muitos monumentos fascinantes e valiosos. As igrejas, muitas, com origens românicas na sua maioria, são ricas. Como exemplos, temos as Igrejas Românicas de S. Pedro das Águias, de Barcos e de Nossa Senhora do Sabroso. Há muitos pelourinhos importantes como os de Arcos, Granja do Tedo, Sendim ou Valença do Douro. As pontes romanas e românicas foram, na sua maioria, destruídas, mas ainda podemos ver alguns exemplares, entretanto reconstruídos, em Granja do Tedo, Távora e Santa Leocádia. Há muitas casas solarengas, com brasão, desde o majestoso e proficuamente decorado solar até ao singelo palacete, sóbrio mas altivo.
Mas, talvez a maior riqueza patrimonial de Tabuaço seja o seu património natural. Paisagem sem igual, forte nos seus contrastes entre a serra e o vale, entre os tons de verde e amarelo da vinha e os azuis da água e do céu, as encostas de vinhedos e socalcos a perder de vista ou as amendoeiras em flor, no início da Primavera, saúdam e fazem as maravilhas dos locais e dos visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário