Previsão do Tempo

sexta-feira, 20 de março de 2015

A 20 de Março de 1816: Morre D. Maria I, "A Piedosa"


Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana, filha primogénita de D. José I e de D. Mariana Vitóriade Áustria, nasceu em Lisboa a 17 de Dezembro de 1734. Recebeu logo o título de "Princesa da Beira", passando com a ascensão ao trono do pai, em 1750, a ser chamada "Princesa do Brasil".
Casou com o seu tio, D. Pedro, em 1760 e subiu ao trono português em 1777, vindo a reinar até ao ano de1816.No seu reinado verificou-se o retomar do comércio da rota do Cabo, dado que os ingleses estavampreocupados com a independência das colónias americanas e os franceses estavam envolvidos na revolução de1789. D. Maria liberalizou a economia através da extinção da Companhia do Grão-Pará e Maranhão e daCompanhia de Pernambuco e Paraíba.
Os seus fortes sentimentos religiosos valeram-lhe o cognome de "a Piedosa". Mandou libertar os presos políticose afastou do governo o marquês de Pombal. Criou a Academia Real das Ciências de Lisboa e a Casa Pia deLisboa, esta última destinada à educação de crianças órfãs e pobres. Mandou construir a Basílica da Estrela e oTeatro de S. Carlos, em Lisboa, e o Hospital de Santo António e o Teatro de S. João no Porto. Ordenou tambémintervenções importantes no Palácio de Queluz e outros edifícios. A partir de 1799, devido ao facto de D. Mariasofrer de doença mental, o príncipe herdeiro D. João toma o título de regente. Em 1807, aquando das invasõesfrancesas, D. Maria embarca, juntamente com toda a família real, para o Brasil, onde vem a falecer em 20 de Março de 1816.
Ficou conhecida pelos cognomes de A Piedosa ou a A Pia, devido à sua extrema devoção religiosa à Igreja Católica - demonstrada, por exemplo, quando mandou construir a Basílica da Estrela, em Lisboa. No Brasil, é conhecida pelo cognome de Dona Maria, a Louca ou Maria Louca, devido à doença mental manifestada com veemência nos últimos 24 anos de vida. Jaz na Basílica da Estrela, em Lisboa, para onde foi transladada.

Sem comentários:

Enviar um comentário