Previsão do Tempo

terça-feira, 3 de março de 2015

Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico nasceu no Rio de Janeiro a 3 de março de 1953



Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico nasceu no Rio de Janeiro a 3 de março de 1953, é um treinador, ex-futebolista e ex-dirigente brasileironota que atuava como médio.
Hoje é comentarista desportivo na TV Esporte Interativo e está sem clube.
Notabilizou-se como o carismático líder da vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980, com ápice nas conquistas da Taça Libertadores da América e da Taça Intercontinental pela equipa carioca, além de quatro títulos no Campeonato Brasileiro e das suas participações pela Seleção Brasileira nos Mundiais da Argentina 1978, Espanha 1982 e México 1986.
É considerado por muitos especialistas, profissionais do desporto e, em especial, pelos adeptos do Flamengo, o maior jogador da história do clube e o maior futebolista brasileiro desde Pelé.
Não são poucos também os que o consideram como o melhor jogador de futebol dos anos 1980, sendo chamado frequentemente no estrangeiro como "Pelé Branco".
É o maior marcador da história do estádio do Maracanã, com 333 golos em 435 jogos.
Marcou 135 golos em campeonatos brasileiros.
Foi eleito como o terceiro maior futebolista brasileiro do século XX, o sétimo maior da América do Sul e o décimo quarto do Mundo, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
É um dos quatro brasileiros a figurar no Hall da fama da FIFA (os outros são Pelé, Garrincha e Didi).
Foi eleito pela própria Federação Internacional de Futebol (FIFA), o oitavo maior jogador do século, o nono maior jogador do século XX pela revista France Football, o nono Brasileiro do Século no desporto, segundo pesquisa realizada pela revista Isto É, e o décimo maior jogador de todos os tempos pela revista inglesa World Soccer.
Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.
Após o Flamengo, Zico foi cobiçado por clubes italianos como Roma e Juventus, mas Zico foi para o Udinese, causando escândalo! Zico liderou uma equipa fraca conduzindo-a a um honroso nono lugar na temporada 1983/84, a quatro pontos da equipa que ficou no 4º lugar (a Inter), o que daria vaga para a Taça UEFA.
Zico marcou 19 golos, apenas um atrás de Michel Platini, da campeã Juventus, que foi o primeiro goleador.
O detalhe é que o francês jogou seis jogos a mais, muito por conta de uma lesão que Zico sofrera num particular contra o Brescia.
Jogando muitas vezes lesionado, sabendo da dependência que a equipa tinha em relação a si, Zico começou a se desencantar com os dirigentes do clube, que haviam prometido formar uma equipe forte o capaz para lutar pelo título, o que não aconteceu - além dele, os únicos jogadores com certo reconhecimento eram o seu colega de Seleção (e futuramente também de Flamengo) Edinho e um veterano ex-jogador da Seleção Italiana, Franco Causio, com quem fazia dupla no meio-do-campo.
Começou a sonhar com sua volta ao Flamengo.
A segunda temporada acabou por ser marcada pela luta para não descer, com ele a jogar apenas quinze vezes, ainda assim marcando doze golos.
Outro motivo para o seu desejo de se ir embora era o processo que sofria na Justiça Italiana por supostamente enviar ilegalmente dinheiro ao Brasil, que só mais tarde terminaria com a sua absolvição.
Zico não deixou de reproduzir na Itália sua jogada característica, apavorando os guarda-redes adversários com as suas marcações de faltas, gerando até acirrados debates nos programas desportivos nos canais de televisão do país: "Como evitar os golos de Zico?".
Na sua passagem pela Udinese, Zico marcou 17 golos de faltas dentre os seus 57 golos.
Zico foi treinador da Seleção Japonesa, Fenerbahçe, Bunyodkor, CSKA Moscou, Olympiakos, Seleção Iraquiana e Al-Gharafa.
Zico marcou 826 golos em toda sua carreira, 516 golos em jogos oficiais (Primeira divisão, Seleção Brasileira, taças nacionais e internacionais) e 310 em torneios não oficiais, Juvenil e particulares.

Sem comentários:

Enviar um comentário