Previsão do Tempo

segunda-feira, 2 de março de 2015

Fernando Augusto do Amaral Caiado nasceu em Leça da Palmeira a 2 de março de 1925



Fernando Augusto do Amaral Caiado nasceu em Leça da Palmeira a 2 de março de 1925 e morreu no Porto a 12 de novembro de 2006 e foi um grande jogador de futebol português e também treinador.
Fernando Caiado é frequentemente recordado como uma das personalidades mais importantes da história do futebol português.
Como futebolista excepcional que foi destaca-se na sua carreira, essencialmente, as passagens pelo Boavista FC, pelo SL Benfica e em representação da Selecção Nacional.
Mas também como treinador de futebol pode, seguramente, dizer-se que o Fernando Caiado realizou uma carreira admirável.
Acabou por ser na sua terra natal que o jovem Fernando Caiado iniciou a pratica do futebol, a modalidade que se tornaria na sua verdadeira paixão e à qual dedicou mais de 50 anos de vida.
Como sempre gostou de estudar, depois de concluir a instrução primária, Fernando Caiado rumou à cidade do Porto para continuar os estudos. De qualquer forma, nunca conseguiu deixar o futebol de lado e sempre que podia lá recorria aos campos de futebol improvisados na zona da sua residência.
Era no Campo do Bessa, a casa do Boavista FC, que treinava e jogava a escola de Fernando Caiado. Tal facto foi, notoriamente, decisivo para o ingresso de Fernando
Caiado, com apenas 15 anos de idade, nos juniores do Boavista.
Realizou a sua estreia oficial com a camisola boavisteira numa partida entre as equipas de juniores do Boavista FC e do Sport Progresso.
Curiosamente, estreou-se pela equipa principal do Boavista FC precisamente num encontro frente ao Leça FC, o principal clube da sua terra natal, o qual terminou com uma derrota dos axadrezados por 2-1.
De qualquer forma, Fernando Caiado, pelo menos ate ser internacional, foi sempre um jogador amador do Boavista FC, recebendo apenas em algumas situações esporádicas um prémio de jogo.
Desde os 18 anos de idade, altura em que deixou de estudar, Fernando Caiado aliou sempre a pratica do futebol no Boavista FC com a profissão de desenhador de máquinas de fundição.
Como se referiu, esta situação manteve-se apenas até ao momento em que o futebolista Fernando Caiado tornou-se internacional português, pois, a partir de então, passou a auferir do Boavista FC um salário de 700 escudos.
Chega entretanto a época de 1945/46 altura em que Fernando Caiado disputará pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª Divisão pelo Boavista FC. O clube axadrezado é o penúltimo classificado na principal competição nacional, mas as exibições de Fernando Caiado são verdadeiramente fantásticas.
De tal forma assim é que acabará por chegar no final desta temporada à principal selecção nacional de futebol, já depois de algumas presenças nos trabalhos das selecções mais jovens ou nos treinos preparatórios da equipa principal de Portugal.
No final da época de 1951/52, em que o Boavista ficou em 5º lugar da 1ª divisão, Fernando Caiado, com 27 anos de idade, entendeu que era chegado o momento de seguir um novo rumo na sua carreira de futebolista.
É assim que Fernando Caiado cumpre o sonho de jogar no SL Benfica, clube onde ingressou na época de 1952/53 e permaneceu até ao final da sua carreira de futebolista. Nesta altura, como se disse, Fernando Caiado era já um jogador internacional emuito conceituado no futebol português.
Cumpriu um total de 16 internacionalizações pela principal Selecção Nacional de Portugal. Seis delas enquanto jogador do Boavista FC e as restantes já no período em que defendeu as cores do SL Benfica.
A ultima presença de Fernando Caíado na Selecção Nacional foi no sensacional empate a 2-2 conseguido por Portugal no dia 9 de Junho de 1956 frente à poderosa selecção da Hungria, equipa onde pontificava, sobretudo, o extraordinário avançado Puskas.
A chegada de Fernando Caiado ao SL Benfica visava, essencialmente, substituir a vaga deixada pelo mítico futebolista encarnado Francisco Ferreira, um veterano em final de carreira.
De tal forma, que a estreia de Fernando Caiado com a camisola benfiquista ocorreu na festa de despedida de Francisco Ferreira, num desafio que o SL Benfica venceu o FC Porto por 1-0.
Desde logo, o nortenho Fernando Caiado assumiu um lugar na equipa titular do SL Benfica treinada pelo técnico argentino Alberto Zozaya. Nesta época de estreia de Fernando Caiado, o SL Benfica quedou-se pelo 2º lugar do Campeonato Nacional, embora tivesse conquistado a Taça de Portugal ao derrotar o FC Porto por 5-0 na final em que Fernando Caiado não jogou.
Fernando Caiado, alem de futebolista do SL Benfica, exerceu também as funções de técnico. Com resultados assinaláveis era o treinador do Colégio Moderno de Malpique no Campeonato Escolar.
Por esse facto, foi sem surpresa que passou também a integrar o corpo técnico do SL Benfica.
Tornou-se colaborador do treinador Valdivieso nos treinos das equipas de juniores, principiantes e iniciados do SL Benfica.
Na última temporada como futebolista (1958/59) voltaria a vencer a Taça de Portugal, embora não tivesse actuado no jogo da final frente ao FC Porto.
O futebolista Fernando Caiado completou então sete épocas ao serviço do SL Benfica, alinhando nesse periodo em 140 jogos oficias e apontando 22 golos.
Como títulos de destaque, diga-se, venceu dois Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão e quatro Taças de Portugal.
Encerrada a carreira da futebolista tornou-se secretario técnico do SL Benfica e treinador adjunto da equipa principal.
Foi treinador adjunto dos técnicos Otto Glória, José Valdivieso, Bela Guttmann,
Fernando Riera, Lajos Czeizer e Elek Schwartz, vencendo vários campeonatos nacionais, Taças de Portugal e as Taças do Campeões Europeus.
Em algumas ocasiões assumiu mesmo a condição de treinador principal do SL Benfica, nomeadamente no final da época de 1961/62, substituindo Bella Gutmann, e na temporada de 1964/65, ocupando o lugar deixando vago pelo treinador Elek Schwartz.
Em ambas as ocasiões, Fernando Caiado comandou os destinos do SL Benfica guiando às conquistas das Taça de Portugal referentes a essas mencionadas temporadas.
No Campeonato do Mundo de 1966 em Inglaterra, Fernando Caiado desempenhou também as funções de treinador adjunto da Selecção Nacional, coadjuvando o técnico principal Otto Glória na notável campanha portuguesa em terras de sua majestade.
Depois foi treinador do Braga, Sporting, Vitória de Guimarães, Boavista, CUF, Espinho, Benfica, em quase todos em diversas épocas e por várias vezes.
Como treinador mantinha o seu espírito de disciplinador, criterioso e muito trabalhador. Preparava até à exaustão não só a sua equipa como os adversários que tinha que defrontar.
Fernando Caiado, uma antiga glória do futebol português, faleceu na sua residência na cidade do Porto, no dia 12 de Novembro de 2006, contando com 81 anos de idade, vítima de uma doença prolongada.

Sem comentários:

Enviar um comentário