Previsão do Tempo

terça-feira, 10 de março de 2015

Irina Natanovna Press nasceu em Kharkov/URSS a 10 de março de 1939



Irina Natanovna Press nasceu em Kharkov/URSS a 10 de março de 1939 e morreu em Moscovo a 21 de fevereiro de 2004, com 64 anos.
Irina Press foi uma atleta da União Soviética, vencedora de duas medalhas de ouro olímpicas e multi-recordista mundial dos 80m barreiras e do pentatlo.
Irina nasceu na Ucrânia, sobreviveu à invasão e à ocupação nazi da URSS e às quatro batalhas travadas com o glorioso Exército Vermelho pelo controlo de Kharkov entre 1941 e 1943.
Com a sua irmã mais velha Tamara Press - conhecidas como "Irmãs Press" - compôs uma dupla familiar que venceu quase tudo que havia para disputar no atletismo feminino da primeira metade dos anos 60, nas provas de campo e pista.
Tamara e Irina colecionaram 26 recordes mundiais entre elas durante os seus anos no atletismo.
Ela sozinha bateu o recorde mundial do pentatlo oito vezes e dos 80 m barreiras cinco vezes e as duas foram as primeiras irmãs a ganharem medalhas de ouro nos mesmos Jogos Olímpicos.
Irina e Tamara fizeram parte dos atletas soviéticos de eleição, que mostraram nas pistas a razão da superioridade do socialismo, em que o desporto assentava na prática em todos os níveis escolares e no mais avançado desenvolvimento cientifico da metodologia do treino!
Atleta versátil, competia em provas de velocidade, saltos e lançamento de peso e, com isso, passou a dedicar-se ao pentatlo, então uma nova modalidade do atletismo feminino, que se estrearia como prova olímpica em Tóquio 1964, além da prova com barreiras.
Disputando os 400 m e o pentatlo desde os 16 anos, primeiro em Kharkov depois em Leningrado, para onde se mudou com a irmã por melhores condições de treino, Irina apareceu no cenário do atletismo internacional em 1958, aos 19 anos, quando conquistou a medalha de ouro no pentatlo, disputado pela primeira vez no Campeonato Europeu de Atletismo daquele ano, em Estocolmo.
Nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, ela conquistou a sua primeira vitória olímpica, ao vencer os 80m barreiras, depois de bater o novo recorde olímpico, nas meias-finais, com 10s6.
Em 1962, depois de sucessivas vitórias e recordes, Irina lesionou-se no joelho e deixou as pistas, indo estudar engenharia para Moscovo.
Conseguiu recuperar das lesões graças aos cuidados e exercícios de seu técnico e mentor V.I.Alekseev e voltou ao atletismo no ano seguinte, com vista ao Jogos de Tóquio.
Durante o período de competições preparatórias, ela bateu por duas vezes o recorde mundial dos 80 m barreiras.
Em Tóquio 1964, mesmo não tendo sucesso nas barreiras individuais, versátil como era, ficaria em sexto lugar no lançamento de peso - vencido pela irmã Tamara - e ganharia o ouro no pentatlo, fazendo 5.246 pontos e estabelecendo novo record olímpico e mundial.
Após encerrar a carreira, formou-se em Educação Física e trabalhou como técnica no Dinamo e como chefe de departamento no Comitê de Estado para a Cultura Física da URSS.
Também trabalhou na Segurança e na Guarda de Fronteira da União Soviética.
Em novembro de 2001, foi condecorada com o título de "Trabalhadora Honorária da Cultura Física da Rússia".
Morreu quatro meses depois, em Moscovo, aos 64 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário