Previsão do Tempo

terça-feira, 3 de março de 2015

João António Honrado nasceu em Ferreira do Alentejo a 3 de março de 1929



João António Honrado nasceu em Ferreira do Alentejo a 3 de março de 1929 e morreu em Beja a 21 de março de 2013, com 84 anos, foi um destacado militante e quadro comunista durante mais de 60 anos.
O João Honrado foi empregado de escritório, jornalista e publicista.
Foi militante comunista durante mais de 60 anos. Entrou para o PCP em 1950 e foi funcionário do Partido entre 1955 e 1983, tendo assumido tarefas em vários pontos do país durante a clandestinidade.
Depois do 25 de Abril de 1974 integrou a Comissão Distrital de Beja e a Direcção da Organização Regional do Alentejo (DORA) do Partido.
Depois da Revolução dos Cravos, fez parte da Comissão de Extinção da PIDE/DGS. Foi deputado à Assembleia Constituinte.
Aderiu ao Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil) em 1947.
Preso em Abril desse ano, foi de novo preso em Janeiro de 1949, já ligado ao PCP, durante a campanha eleitoral de apoio ao candidato das forças democráticas, Norton de Matos.
Em Dezembro de 1955 passou à clandestinidade, como funcionário do Partido, e nessa qualidade dirigiu as lutas do sector estudantil de Coimbra em 1958/1962 e as greves operárias e dos pescadores da região do Porto.
Novamente preso em 1962 e em 1974, saiu em liberdade com o 25 de Abril, contando um total de 12 anos e meio de prisão nas masmorras da ditadura fascista.
Esteve preso em várias cadeias salazaristas: Aljube, Caxias e Peniche e também na Cadeia Penitenciária de Lisboa. Nas prisões lutava contra a ditadura fascista, nomeadamente contra as condições prisionais, tendo organizado levantamentos de rancho e greves de fome.
O nome de João Honrado está entre outros pelos quais se desenvolveram campanhas de solidariedade com os presos políticos, contra o regime prisional, pela defesa de vidas em perigo que era necessário salvar, por uma ampla amnistia, pela liberdade.
João Honrado assumiu durante anos a direcção do jornal “Reforma Agrária”. Foi um dos democratas que, em 1980, levou os municípios do distrito de Beja a organizarem-se em associação e a adquirirem o título do “Diário do Alentejo”, salvando o jornal da falência.
Trabalhou, sempre ligado ao sector da Informação, nas câmaras municipais de Odemira, de Serpa e de Mértola.
Mais tarde, em Beja, fundou com outros democratas a Cooperativa Cultural Alentejana e o jornal “Alentejo Popular”.
Tem vários livros publicados e inúmeros artigos dispersos em jornais regionais.
O seu exemplo de dedicação ao Partido Comunista Português, de coragem e de entrega à luta dos trabalhadores e do povo português não será esquecido.
E os comunistas homenageiam João Honrado continuando, hoje e amanhã, ombro a ombro com outros democratas e patriotas, a lutar contra as políticas antipopulares impostas pelas troikas nacional e estrangeira, por uma política patriótica e de esquerda, por uma democracia avançada - os valores de Abril no futuro de Portugal, por uma sociedade sem exploração, mais justa e mais fraterna, pelo Socialismo e o Comunismo.
Esta é a minha simples homenagem à VIDA E LUTA DESTE GRANDE CAMARADA!

Sem comentários:

Enviar um comentário