Previsão do Tempo

sexta-feira, 20 de março de 2015

Johann Sebastian Bach, nasceu em Eisenach a 21 de Março de 1685



JOHANN SEBASTIAN BACH

Compositor, cantor, cravista, maestro, organista, professor, violinista oriundo do Sacro Império-Germânico, nasceu em Eisenach a 21 de Março de 1685 e faleceu em Leipzig a 28 de Julho de 1750, com 65 anos.
Considerado uma das personalidades mais ilustres da história da arte, tendo feito a síntese da expressão musical da Idade Média com um aprofundamento novo da harmonia.
Foi assim, o grande precursor da música moderna, sendo disso exemplo O Cravo bem Temperado. De ente os seus contemporâneos só Haendel se lhe pode comparar, embora num género muito diferente.
Em Bach, o equilíbrio entre forma e conteúdo é particularmente notável.
Pertencia já a uma numerosa família de músicos e foi de uma fecundidade extraordinária que abrange todos os géneros, desde as cantatas e missas até peças para violino, violoncelo e cravo, música de câmara, composições para orquestra, etc.
Só em música religiosa são conhecidas 253 cantatas de sua autoria.
De entre as suas obras mais notáveis, podem citar-se a Paixão segundo São Mateus, a Oratória de Natal e os Concertos de Brandemburg.
os seus filhos Wilhelm Friedman, Karl Philipp Emmannuel (que teve influência em Haydn e Mozart) e Johan Christian (que inovou na utilização dos instrumentos de sopro) foram dignos continuadores da obra sem par de seu ilustre pai.

Sem comentários:

Enviar um comentário