Previsão do Tempo

terça-feira, 10 de março de 2015

José Antonio Labordeta Subías nasceu em Saragoça a 10 de março de 1935



José Antonio Labordeta Subías nasceu em Saragoça a 10 de março de 1935 e morreu também em Saragoça a 19 de setembro de 2010, com 75 anos.
Labordeta foi um cantor, compositor, escritor e político espanhol, deputado pela Chunta Aragonesista (VII e VIII legislaturas).
Poeta e cantautor espanhol considerado um dos principais exponentes da canção de autor durante os anos da transição política espanhola.
O seu primeiro disco de longa duração foi publicado em 1974, um ano antes da morte de Franco, com o título de “Cantar y callar”.
Nos anos 90 apresentou na televisão o programa cultural “Un país en la mochila”.
Comprometido desde sempre com a esquerda espanhola, foi em varias ocasiões deputado do Congresso.
Nos finais da década de sessenta, Labordeta começou a músicar alguns dos seus poemas.
Editou dois discos de curta duração, claramente marcados no que naqueles anos se conhecia como canção de protesto pelos seus conteúdos críticos e deu os seus primeiros recitais em auditorios universitarios.
Em 1974 publicou “Cantar y callar”, o seu primeiro álbum e, um ano depois, “Tiempo de espera”.
As sus canções começam a sonhar por toda a Espanha e o cantautor aragonés deu recitais em todo o território nacional e também noutros países como França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Suecia.
Militante da esquerda desde a sua juventude, desde as primeiras eleições democráticas participou em diferentes candidaturas políticas nas listas ao Congresso e ao Senado.
Em 1977 apresentou a sua opcção à Câmara Baixa na formação da Unidade Socialista e, dois anos despois, repetiu a candidatura, desta vez como membro independiente do PCE.
Depois de dez anos fora da política activa, regresou em 1989 nas listas da Esquerda Unida ao Senado por Zaragoza.
Em 1996 optou por concorrer ao Congresso na lista da Chunta Aragonesista (CHA).
Labordeta morreu em 19 de setembro de 2010, na sequência de problemas com um cancro da próstata.

Sem comentários:

Enviar um comentário