Previsão do Tempo

quarta-feira, 11 de março de 2015

José da Felicidade Alves nasceu em 11 de Março de 1925



José da Felicidade Alves nasceu em 11 de Março de 1925, em Vale da Quinta, freguesia de Salir de Matos, Caldas da Rainha, sendo filho de Joaquim Alves e Maria Felicidade. Todavia, o seu nascimento foi registado em 24 de Março, data constante nos seus documentos de identificação.
Após a instrução primária, entrou para o seminário com 11 anos. Em 1948 foi ordenado sacerdote. Destacando-se pela sua inteligência, foi colocado como professor no Seminário de Almada, e depois no dos Olivais.
Em 1956 foi nomeado pároco de Santa Maria de Belém, em Lisboa, onde se evidenciou pelo conteúdo das suas homilias, nas quais abordava temas incómodos ao poder político e ao eclesiástico como a guerra colonial, a perseguição política ou os problemas sociais.
Solidário com o grupo de católicos mais progressistas, o percurso de Felicidade Alves ficou definitivamente marcado após a comunicação que proferiu ao Conselho Paroquial de Belém, em 19 de Abril de 1968, na presença de várias dezenas de pessoas.
Sob o tema "Perspectivas actuais de transformação nas estruturas da Igreja", a comunicação de Felicidade Alves punha em causa a forma como a Igreja se apresentava à sociedade, a sua organização, e mesmo a maneira como eram transmitidos os ensinamentos cristãos e a abordagem da própria figura de Deus.
Defendendo uma profunda renovação da Igreja e das suas estruturas, as ideias de Felicidade Alves desagradaram ao cardeal Cerejeira. Em consequência, foi-lhe movido um longo processo que determinou, em Novembro de 1968, o afastamento das suas funções de pároco em Santa Maria de Belém, e, mais tarde, a suspensão das suas funções sacerdotais, terminando, em 1970, com a sua excomunhão.
Após o afastamento da paróquia de Belém, Felicidade Alves tornou-se no grande impulsionador, em conjunto com Nuno Teotónio Pereira e o padre Abílio Tavares Cardoso, da publicação dos Cadernos GEDOC, de que saíram onze números, entre 1969 e 1970.
Abordando criticamente questões ligadas à hierarquia católica e à guerra colonial, a publicação foi condenada pelo Cardeal Cerejeira e considerada ilegal pela PIDE, sendo instaurado um processo aos seus responsáveis, de que resultará, em 19 de Maio de 1970, a prisão de Felicidade Alves por “actividades contrárias à segurança do Estado”.
Felicidade Alves publicou também, em 1969, a obra “Católicos e Política”, na qual coligiu inúmeros documentos sobre as relações entre os católicos, a Igreja e o Estado, desde a campanha do general Humberto Delgado, em 1958.
Em 1970 redigiu as obras “Pessoas Livres” e “É Preciso Nascer de Novo”. Nesta última Felicidade Alves reflecte sobre o casamento, pouco antes de tomar a decisão de se casar civilmente.
Em 1 de Agosto de 1970 casou com Maria Elisete, nas Caldas da Rainha.
Depois do 25 de Abril de 1974, Felicidade Alves aderiu ao PCP, onde militou até morrer.
Afastado da Igreja, Felicidade Alves trabalhou em diversas empresas, como o Anuário Comercial e a editora Livros Horizonte. Continuará a sua produção literária, publicando estudos de natureza teológica e pastoral, mas também de carácter histórico. Publicou, por exemplo, um conjunto de estudos originais sobre o Mosteiro dos Jerónimos, coordenou uma colecção relativa à obra de Francisco de Holanda, e uma outra edição de textos históricos sobre a cidade de Lisboa. A sua actividade bibliográfica foi premiada pela Academia Nacional de Belas Artes, que o tornou seu académico em 1994.
Em 10 de Junho de 1994, foi agraciado com a Comenda da Ordem da Liberdade.
No ano seguinte recebeu o prémio Júlio de Castilho de Olisopografia.
Tendo casado civilmente em 1970, Felicidade Alves irá realizar o seu casamento pela Igreja em 10 de Junho de 1998, a poucos meses do seu falecimento, e na sequência de longo processo de redução ao estado laical junto do Vaticano, sendo o acto celebrado pelo Cardeal Patricarca de Lisboa.
Faleceu no dia 14 de Dezembro de 1998, com 73 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário