Previsão do Tempo

quinta-feira, 19 de março de 2015

Maria Alda Nogueira nasceu a 19 de Março de 1923



Maria Alda Nogueira nasceu a 19 de Março de 1923, era membro do PCP desde 1942, tendo passado à clandestinidade em 1949 e sido presa em 1959, ocorrendo a sua libertação após 9 anos de prisão nas cadeias fascistas.
A camarada Alda Nogueira foi membro do Comité Central do Partido de 1957 a 1988 e foi deputada à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República.
Após o 25 de Abril integrou a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP e a Comissão junto do Comité Central para os problemas e as lutas das mulheres.
A camarada Alda Nogueira faleceu a 5 de março de 1998.
No dia 6, em telegrama assinado por Octávio Pato e enviado aos seus familiares, o Secretariado do Comité Central manifestou a «profunda tristeza» pelo falecimento da «Camarada Maria Alda Nogueira, mulher notável, grande lutadora comunista, que consagrou muito da sua vida à causa da Emancipação da Mulher, à luta da classe operária e dos trabalhadores, aos ideais da Liberdade, da Democracia e do Socialismo».
O reconhecimento do papel de Alda Nogueira como militante comunista foi patente pelos numerosos camaradas que estiveram presentes, quando o corpo esteve em câmara ardente no cemitério do Alto de S. João e durante o funeral.
Mas esse reconhecimento transcendeu sempre o âmbito partidário da Mulher que consagrou a sua vida, desde a juventude, a esses ideais.
Em 1988, Alda Nogueira foi condecorada com a Ordem da Liberdade e recebeu, em 1987, a Distinção de Honra do Movimento Democrático de Mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário