Previsão do Tempo

quarta-feira, 4 de março de 2015

Paul Mauriat nasceu em Marselha a 4 de março de 1925



Paul Mauriat nasceu em Marselha a 4 de março de 1925 e morreu em Perpinhã a 3 de novembro de 2006, foi um orquestrador francês, especializado em Easy Listening.
O seu trabalho mais famoso é de 1968: "L'amour est bleu" ("Love is Blue"), originalmente gravado por Andre Popp
Paul Mauriat era filho de uma família de músicos, tendo o seu pai como o primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou seus estudos de piano. Aos dez, entrou para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde, decidido a seguir a carreira de concertista.
O encontro com o jazz, entretanto, mudou os planos iniciais de Mauriat. O novo ritmo decididamente influenciou o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo.
Mauriat cresceu em Paris e, aos dezessete anos, organizou sua própria orquesta, apresentando-se em cabarés e teatros na França e em outros países da Europa.
Na década de 50, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses, entre os quais se destaca a figura de Charles Aznavour.
Mauriat retirou-se da profissão em 1998, num último show em Osaka, Japão.
A sua orquesta ainda faz shows pelo mundo, inclusive duas viagens para a China.
Entre seus maiores sucessos, os mais conhecidos são "L'Amour est bleu", "El Bimbo" e "Penelope".
Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik, lançou uma biografia autorizada, escrita em francês, denominada "Une Vie en Bleu" ("Uma Vida em Azul").
Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.
Gilles Gambus, pianista do grupo, liderou a orquestra após a retirada de Mauriat em 1999, obtendo sucesso nas turnés que fez no Japão, China e na Rússia.
Posteriormente, o músico francês Jean-Jacques Justafre assumiu a regência da orquesta, com planos pra actuar em shows no Japão e Coreia do Sul.
Nos últimos meses de 2006, Mauriat retirou-se definitivamente do meio artístico e passou a residir na sua casa de verão na cidade de Perpinhã.
No início do mês de novembro de 2006, foi internado no hospital da cidade e, após dois dias, em 3 de Novembro, à uma hora da manhã, Mauriat faleceu aos 81 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário