Previsão do Tempo

sexta-feira, 27 de março de 2015

Serguei Mironovich Kirov nasceu em Urjum/Rússia a 27 de março de 1886



Serguei Mironovich Kirov nasceu em Urjum/Rússia a 27 de março de 1886 e morreu, assassinado pelos inimigos da Revolução de Outubro e do Socialismo, em 1 de dezembro de 1934, com 48 anos, foi um dos principais líderes bolcheviques.
Nasceu como Serguei Mironovich Kostrikov, de uma família pobre de Urjum, assumindo depois o nome de ""Kirov".
Ficou órfão muito cedo. Após separação dos pais, Miron Kostrikov, a sua mãe morreu no ano seguinte, passando a viver com sua avó até aos 7 anos, idade a partir da qual passou a residir num orfanato.
Em 1901, um grupo de ricos “benfeitores” forneceu uma bolsa para Kirov frequentar uma escola industrial em Kazan, onde se formou em Engenharia, mudando-se para Tomsk em seguida.
Com a grande crise política e social vivida pela Rússia no início do século XX, Kirov tornou-se marxista e filiou-se no Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), em 1904.
Kirov participou na Revolução Russa de 1905, chegando a ser preso e mais tarde libertado, ocasião em que se posicionou como bolchevique.
Em 1906, Kirov voltou à prisão, permanecendo preso por mais de três anos, desta vez por impressão de literatura ilegal.
Logo após sua libertação, como bom revolucionário, voltou às actividades revolucionárias.
Após ser novamente preso por impressão de literatura ilegal e após um ano de custódia, Kirov afastou-se para o Cáucaso, onde permaneceu até à abdicação de Nicolau II.
É durante o período no Cáucaso que adopta o nome de Kirov, um pseudónimo para escrever, assim como outros líderes revolucionários russos. O nome "Kir" remeteu-lhe a um rei e guerreiro persa.
Ainda nessa época, encabeçaria uma administração militar bolchevique em Astracã.
Passada a Revolução de Outubro de 1917, Kirov lutou na Guerra Civil até 1920, em que os bolcheviques acabariam por vencer.
Em 1921 e até 1926, liderou a organização no Azerbaijão.
Em 1923 Kirov foi eleito para o Comité Central.
Após a morte de Lenin, já com a liderança de Stalin, Kirov foi nomeado liderar a secção do partido em Leningrado.
Por volta de 1930, a popularidade de Kirov era crescente, sendo já considerado como um dos possíveis sucessores de Stalin, quando este deixasse a direção do Partido e do Governo Soviético.
Mais tarde, em 1934, Stalin sugeriu a Kirov que trabalhasse com ele em Moscovo, o que não se veio a concretizar, continuando a desempenhar as suas tarefas em Leningrado.
Em 1 de Dezembro de 1934, Kirov foi assassinado por Leonid Nikolaev no Instituto Smolny, em Leningrado.
Nikolaev saiu de um WC e seguiu Kirov em direção ao seu gabinete, atirando pelas costas, à traição!
Foi imediatamente preso, no local do crime e revelou-se ser membro de um grupo contra-revolucionário clandestino constituído por elementos do grupo zinivievista anti-soviético de Leninegrado.
Este crime, de um dirigente favorito do Partido e da classe operária, provocou a ira e um profundo pesar nos trabalhadores de todo o país.
As investigações posteriores vieram a confirmar que os verdadeiros, directos e efectivos organizadores do assassínio, assim como a preparação do assassínio de outros membros do Comité Central, tinham sido Trostki, Ziniviev, Kamenev, Bakaev, Evdokimov, Pikel, I.N.Smirnov, Mratchkovski, Vaganian, Reingold e outros.
Reconheceram publicamente os seus delitos e foram condenados em 1936.
O Partido considerou a morte Kirov como uma tragédia, foi enterrado no Kremlin e teve um funeral de Estado.
Muitas cidades, ruas e fábricas passaram a ter seu nome, incluindo as cidades de Kirov (oficialmente Vyatka), Kirovsk (Oblast de Murmansk), Kirovogrado (Kirovohrad em ucraniano), Kirovabad (hoje Ganja, Azerbaijão) e Kirovakan (hoje Vanadzor, Arménia), também a estação Kirovskaya, do Metro de Moscovo (agora Chistiye Prudy), Balé Kirov e a enorme fábrica Kirov, em São Petersburgo.
Na cidade de Kirov, uma competição de patinagem de velocidade foi chamada Priz Imeni S.M. Kirov em sua homenagem.
Os inimigos da Revolução de Outubro e do Socialismo, na sua acção contra-revolucionária a favor do capitalismo sempre especularam com o assassínio de Kirov, dos modos mais ignóbeis!
Por muitos anos, uma imensa estátua de Kirov feita em granito e bronze dominou sobre o panorama da cidade de Baku.
O monumento, que foi erigido num monte, em 1939, foi desmantelado pelos inimigos do socialismo e lacaios do capitalismo em janeiro de 1992, após a traição de Gorbachov e o Azerbaijão conquistar a sua “dependência do imperialismo”.
A Revolução de Outubro, os bolcheviques e o Povo Soviético serão sempre a inspiração dos revolucionários em todo o mundo e o SEU EXEMPLO SERÁ SEGUIDO, pois a LUTA CONTINUARÁ, pelo Socialismo e pelo Comunismo!

Sem comentários:

Enviar um comentário