Previsão do Tempo

terça-feira, 24 de março de 2015

Terrence Steven McQueen, nasceu a 24 de março de 1930



Actor norte-americano, de nome verdadeiro Terrence Steven McQueen, nasceu a 24 de março de 1930 em Beach Grove e faleceu a 7 de novembro de 1980, numa clínica mexicana em Juarez, no México.
Considerado como o maior duro da história do cinema, é sobretudo recordado pelo seu desempenho em filmes de ação.
Devido à separação dos seus pais, cresceu num reformatório na Califórnia e foi um afamado delinquente juvenil.
Aos 17 anos, alistou-se na Marinha mas nem aí o seu carácter melhorou: esteve preso durante um mês e meio por ter prolongado uma licença de fim de semana sem autorização. Por sugestão de um amigo, decidiu tentar a carreira de ator.
Em 1952, inscreveu-se na New York Neighborhood Playhouse e meses mais tarde na prestigiada Actors Studio. Em 1956, chegou à Broadway e no mesmo ano estreou-se cinematograficamente com um papel secundário em Somebody Up There Likes Me (Marcado Pelo Ódio, 1956).
A televisão foi o seu primeiro veículo de popularidade quando protagonizou a série Wanted: Dead or Alive (1958), interpretando um caçador de prémios.
A sua carreira cinematográfica expandiu-se a partir do momento em que John Sturges o convidou para protagonizar The Magnificent Seven (Os Sete Magníficos, 1960).
A partir daí, McQueen continuou a somar sucessos que fizeram dele o ator mais bem pago de Hollywood na década de 60: The Great Escape (A Grande Evasão, 1963), Nevada Smith (1966), Bullit (1968), The Thomas Crown Affair (O Grande Mestre do Crime, 1968) e The Reivers (Os Ratoneiros, 1969).
Especializado em filmes de ação, o facto de McQueen protagonizar ele próprio as suas cenas arriscadas, criava-lhe uma aura de culto entre os seus fãs.
Em 1972, no decorrer das filmagens de The Getaway (Tiro de Escape, 1972), apaixonou-se pela atriz Ali MacGraw com quem formaria um dos mais mediáticos pares de Hollywood.
Depois do sucesso de Papillon (1973) e de Towering Inferno (A Torre do Inferno, 1974), a vida de McQueen modificou-se quando lhe diagnosticaram cancro do pulmão.
Continuou a filmar, embora submetendo-se a intensos tratamentos de quimioterapia: protagonizou Enemy of the People (O Inimigo do Povo, 1978), Tom Horn (O Cowboy, 1980) e The Hunter (O Caçador, 1980).
Desiludido com os efeitos da quimioterapia, mudou-se para o México onde tentou uma cura homeopática, em vão.

Sem comentários:

Enviar um comentário