Previsão do Tempo

segunda-feira, 9 de março de 2015

Viatcheslav Mikhailovitch Molotov nasceu em Sovietsk/Rússia a 9 de março de 1890


Viatcheslav Mikhailovitch Molotov nasceu em Sovietsk/Rússia a 9 de março de 1890 e morreu em Moscovo/URSS a 8 de novembro de 1986, foi um bolchevique e destacado dirigente do PCUS entre os anos 20 e 50 do século passado.
Molotov era filho de um pequeno comerciante judeu e foi educado numa escola secundária em Kazan, onde se juntou aos bolcheviques do Partido Operário Social-Democrata Russo, em 1906.
Adotou o pseudónimo de Molotov (do russo molot, "martelo").
Foi preso em 1909 e passou dois anos no exílio na Sibéria.
Em 1911 inscreveu-se na Universidade Politécnica de São Petersburgo e tornou-se um dos editores do Pravda, o jornal bolchevique clandestino do qual Josef Stalin também era editor.
Em 1913 Molotov foi preso novamente e deportado para Irkutsk, de onde escapou em 1915 e regressou à capital.
Na Revolução de Outubro, Molotov foi membro do Comité Revolucionário de Petrogrado
Em 1921 ingressou no Comité Central do PCUS até 1957. De 1926 a 1957 também foi membro do Politburo.
Foi presidente do Conselho de Comissários do Povo da URSS de 1930 a 1941 (equivalente a 1º ministro)
Sendo um dos principais dirigentes do PCUS, assim como Stalin, depois foi Ministro de Relações Exteriores da URSS no período 1939-1949 e 1953-1956.
Em 1957, foi afastado da direção do Partido por Nikita Khrushchov, acusado de pertencer ao grupo que designaram como anti-partido, com Káganovitch e Malenkov, baseada nas mentiras e campanhas daquele. Foi então nomeado embaixador na Mongólia, cargo que exerceu entre 1957 e 1960 tendo logo após sido indicado para chefiar a representação da URSS na Organização Internacional de Energia Atômica sediada em Viena, tendo permanecido neste cargo até 1961.
Nessa altura Khruschov ainda provocou a sua exclusão do PCUS, no qual veio a ser readmitido em 1984.
Mas sua mais relevante participação na história mundial foi a assinatura do Tratado Molotov-Ribbentrop, o pacto de não-agressão firmado entre a União Soviética e a Alemanha em 1939.
O tratado perdurou até o dia 22 de junho de 1941, quando Adolf Hitler o quebrou, ordenando a invasão do território da União Soviética, com o objectivo de a destruir, o que agradaria muito aos imperialistas. No entanto o glorioso povo soviético e o seu Exército Vermelho, superirmente comandado pelo héroi Josef Stalin, veio a derrotar a Alemanha nazi e escorraçá-los até Berlim, onde foram definitivamente derrotados!
Durante a II Guerra Mundial Molotov acompanhou Stalin nas conferências em Teerão (1943), Yalta (1945) e Potsdam (1945). Ele também participou na Conferência de criação das Nações Unidas, em São Francisco.
Molotov teve papel destacado no período brilhante para a URSS e o socialismo, dirigido pelo PCUS, tendo como secretário geral Josef Stalin. A URSS saiu brilhantemente da II Guerra Mundial e encetou uma época de consolidação do socialismo e avanços extraordinários na economia, na vida social e política, na saúde, na edicação, no desporto, na cultura, na investigação científica aplicada a vários campos da vida e na exploração do espaço, até que o seu dirigente máximo morreu! O que se seguiu foi uma traição a Leni, Stalin, Molotov, etc, que veio a culminar com a vitória do imperialismo e o desmoronar das grandes conquistas da revolução bolchevique!

UM DOS GRANDES DIRIGENTES E REVOLUCIONÁRIOS SOVIÉTIVOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário