Previsão do Tempo

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vladimir Mikhailovich Komarov nasceu em Moscovo a 16 de março de 1927



Vladimir Mikhailovich Komarov nasceu em Moscovo a 16 de março de 1927 e morreu em Oblast de Oremburgo a 24 de abril de 1967 com apenas 40 anos.
Komarov foi um cosmonauta soviético, primeiro soviético a ir ao espaço duas vezes e o primeiro homem a morrer numa missão espacial, a bordo da nave Soyuz 1, em abril de 1967.
Komarov era piloto de testes da Força Aérea, engenheiro aeroespacial e tornou-se cosmonauta em 1960, no primeiro grupo de homens selecionados para o programa espacial soviético, juntamente com Yuri Gagarin e Gherman Titov, os dois primeiros homens em órbita da Terra.
Um dos mais experientes e qualificados candidatos aceites no primeiro grupo de cosmonautas soviéticos, ele foi inicialmente declarado sem condições de saúde para continuar no programa, mas a sua perseverança, inteligência e qualificações como engenheiro, permitiram-lhe continuar a ter um papel ativo.
Ele subiu ao espaço pela primeira vez em 1964, comandando a nave Voskhod 1, em companhia dos cosmonautas Boris Yegorov e Konstantin Feoktistov , no primeiro voo ao espaço de uma nave com mais de um tripulante.
Em 1967 realizou o seu segundo voo espacial, desta vez sozinho na nova nave Soyuz 1, um voo com problemas em órbita e que terminou na tragédia na reentrada na atmosfera, quando o pára-quedas principal de freio da cápsula não abriu e ela se espatifou e explodiu no solo, matando Komarov.
Pouco antes do impacto, o primeiro ministro soviético, Alexei Kossygin, disse a Komarov que seu país estava orgulhoso dele.
Em 26 de abril de 1967, foi sepultado com honras de Estado em Moscovo e suas cinzas enterradas na Necrópole da Muralha do Kremlin, na Praça Vermelha.
Um ano depois, um serviço memorial foi realizado no local da queda, perto de Omsk, em que mais de 10 mil pessoas compareceram, algumas delas vindo de centenas de quilómetros de distância para participar da cerimónia.
Vladimir Komarov foi condecorado duas vezes com a Ordem de Lenin e com o título de Herói da União Soviética e sua referência na cultura popular esteve presente em diversos momentos.
Uma cratera da Lua e o asteróide 1836 Komarov, descoberto em 1971, foram batizados em sua homenagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário