Previsão do Tempo

segunda-feira, 9 de março de 2015

Yuri Alekseievitch Gagarin nasceu em Kluchino/URSS a 9 de março de 1934



Yuri Alekseievitch Gagarin nasceu em Kluchino/URSS a 9 de março de 1934 e morreu em Kirjatch a 27 de março de 1968, vítima de acidente, com apenas 34 anos.
Yuri Gagarin foi um destacado cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961, a bordo da Vostok 1, que tinha 4,4 m de comprimento, 2,4 m de diâmetro e pesava 4.725 quilos kg.
Esta espaçonave possuía dois módulos: o módulo de equipamentos (com instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes) e a cápsula onde ficou o cosmonauta.
Yuri Gagarin nasceu numa kolkhoz na localidade de Kluchino, distrito de Gjatski (mais tarde batizada de Gagárin, em sua homenagem), numa região a oeste de Moscovo, União Soviética.
Os seus pais, Aleksei Ivanovitch Gagarin e Anna Timofeievna Gagarina, trabalhavam numa kolkhoz, a mãe foi uma leitora voraz e seu pai um hábil carpinteiro.
Gagarin foi o terceiro de quatro filhos e sua irmã mais velha ajudou a criá-lo, enquanto seus pais trabalhavam.
Como milhões de pessoas na União Soviética, a família Gagarin sofreu durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial.
Os seus dois irmãos mais velhos foram deportados para a Alemanha Nazi em 1943, onde foram obrigados a trabalhar como escravos e não voltaram até depois da guerra.
Quando jovem, Gagarin passou a interessar-se pelo espaço e planetas, e começou a sonhar com sua turné pelo espaço que um dia se tornaria uma realidade.
Gagarin foi descrito pelos seus professores em Liubertsi, como inteligente e trabalhador. O seu professor de matemática e ciência tinha servido na Força Aérea Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, o que provavelmente foi uma substancial influência para o jovem Gagarin.
Após iniciar um curso de moldador numa escola profissionalizante próxima a Moscovo e de iniciar um estágio em uma metalúrgica como fundidor, Gagarin foi selecionado para o ensino secundário técnico em Saratov.
Enquanto isso, juntou-se ao "AeroClub", aprendeu a pilotar um avião leve, um passatempo que assumiria uma proporção crescente de seu tempo.
Em 1955, após concluir a sua formação técnica, ele entrou para o treino de vôo militar na Escola de Pilotos de Orenburg.
Lá, ele conheceu Valentina Ivanovna Goryacheva, com quem se casou em 1957, após ganhar suas asas de piloto num MIG-15.
Após formado, foi enviado à base aérea de Luostari em Oblast de Murmansk, perto da fronteira norueguesa, onde o tempo terrível tornava os vôos arriscados.
Ele tornou-se tenente da Força Aérea Soviética em 5 de novembro de 1957 e em 6 de novembro de 1959 recebeu a patente de tenente sénior.
Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos seleccionados, após difíceis processos de selecção física e psicológica, para o programa espacial soviético e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pela sua excelente performance nos treinos, sua personalidade magnética e esfuziante e principalmente devido às suas características físicas – ele tinha 1,57 m de altura e 69kg8 – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a espaçonave Vostok (que em russo significa "Oriente"), tinha um espaço mínimo para o piloto.
Minutos antes do embarque na nave Vostok 1, Gagarin disse o seguinte:
“Queridos amigos, conhecidos e estranhos, meus queridos conterrâneos e toda a humanidade, em poucos minutos, possivelmente uma nave espacial irá levar-me para o espaço sideral”
“O que posso dizer-lhe sobre estes últimos minutos?”
“Toda a minha vida parece-me neste momento único e belo. Tudo que eu fiz e vivi foi para isso!”
Às nove horas e sete minutos da manhã (horário de Moscovo) do dia 12 de Abril de 1961, a cápsula com o foguete “Soyuz-R-7″ foi lançada de uma plataforma em Baikonur, no Cazaquistão. Neste vôo ele disse as famosas frases:
“A Terra é azul. Como é maravilhosa. Ela é incrível!” — Yuri Gagarin
“Olhei para todos os lados, mas não vi Deus” – Yuri Gagarin
Promovido de tenente a major enquanto ainda estava em órbita, foi com esta patente que a Agência Tass soviética anunciou este espetacular feito ao mundo, que assim tomava conhecimento de que entrava numa nova era, a Era Espacial, a partir daquele momento.
Após o feito, Gagarin tornou-se instantaneamente uma celebridade soviética e mundial e passou a viajar pelo mundo promovendo a tecnologia espacial do seu país, sendo recebido como herói por onde passava.
Com apenas 27 anos, Iuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço, a bordo da nave Vostok , na qual deu uma volta completa em órbita ao redor do planeta. Esteve em órbita durante 108 minutos, a uma altura de 315 km, num vôo totalmente automatizado, com uma velocidade aproximada de 28 000 km/h.
Pela proeza, Yuri Gagarin foi distinguido com a medalha da Ordem de Lenin!
Gagarin não voltou ao espaço e participou activamente no treino de outros cosmonautas!
A partir de 1962, ocupou o cargo de deputado no Soviete Supremo da União Soviética até voltar à Cidade das Estrelas, o centro espacial soviético, para trabalhar no design de novas espaçonaves.
Gagarin ainda voltou ao curso de treino de pilotos, para uma requalificação como piloto de caça nos novos caças MiG da Força Aérea Soviética.
Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina com um caça MIG-15 sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de vôo Vladimir Seryogin morreram na queda do jacto.
O inquérito sugeria que a turbulência de um avião interceptador Sukhoi Su-11 pode ter feito o avião de Gagarin sair do controle.
Gagarin e Seryogin receberam honras de Estado e foram enterrados na muralha do Kremlin.

Sem comentários:

Enviar um comentário