Previsão do Tempo

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A 13 de Abril de 1598 - Henrique IV de França assina o Édito de Nantes, permitindo a liberdade de culto aos protestantes, no país.



Nantes é uma cidade localizada no oeste francês as margens do rio Loire, numa região chamada de Pays de la Loire, no Departamento de Loire-Atlantique. É também a maior cidade da província histórica da Bretanha, cultural e historicamente permanece fortemente identificados com ele.
A cidade fica na confluência dos rios; Loire, Erdre, Sèvre e é muitas vezes referida como a "Veneza do Ocidente". Dista apenas 50km da costa atlântica.
Nantes depois de ter sido ocupada pelos gauleses e pelos romanos, sofreu inúmeras invasões, principalmente pelos britânicos e Normandos. A cidade passou por um longo período de decadência. Porém, quando o Ducado da Bretanha foi anexado ao reino da França, Nantes manteve o Parlamento da Bretanha ainda por alguns anos, depois ele foi transferido para Rennes. Um outro ponto notável na sua história, aconteceu em 1598, quando o rei Henrique IV da França assinou o Edito de Nantes, concedeu aos protestantes sua liberdade religiosa.
Durante o século 18, o comércio de escravos tornou a cidade rica e seu porto foi considerado o maior da França. Veio a Revolução francesa, guerra civil, ocupação Alemã, bombardeios e finalmente a libertação pelos americanos em 1944, deixando a cidade bastante destruída.
A cidade de Nantes guarda uma relíquia arquitetônica espetacular, o Château des Ducs de Bretagne, é um grande palácio fortificado, que serviu de residência dos Duques de Bretanha e da monarquia francesa. O castelo originalmente era rodeado pelo Loire, era a casa de Anne de Bretagne, rainha de França (1941-1513).
Nantes é uma cidade grande, com um centro histórico bem cuidado, porta de entrada para o vale do Loire e da Bretanha. Hoje, é a sexta cidade da França , tendo sido reconhecida com a capital européia do bem-estar e o maior centro econômico do noroeste da França.
Nantes atraiu muitos novos habitantes e turistas, graças a seu dinamismo e sua cultura. Considerada uma cidade cosmopolita, moderna, segura e animada. Casa do ilustre escritor de ficção científica, Júlio Verne. Do famoso vinho muscadet. Das aventuras marítimas do século XVIII. Dos Duques e Duquesas. Onde o passado e o presente estão em contínuo diálogo, espera por você.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário