Previsão do Tempo

sábado, 25 de abril de 2015

A 25 de Abril de 2009 – Morre Tomaz Jorge, poeta angolano, vítima de doença prolongada. Integrou em 1950 o movimento literário nacionalista “Vamos Descobrir Angola”, ao lado de outros intelectuais como Agostinho Neto, António Jacinto e Viriato da Cruz, motivo que o levou à cadeia várias vezes, 81 anos.


Tomaz Jorge era filho do poeta Português Vieira da Cruz e nasceu em Luanda, em 1928. Em 1950 integrou o movimento literário nacionalista ' Vamos Descobrir Angola ', ao lado de outros intelectuais como Agostinho Neto, Viriato da Cruz e António Jacinto, o que o levou à cadeia várias vezes.
Membro fundador da União de Escritores Angolanos (UEA) e publicou o seu primeiro livro de poesia em 1963, "Canção da Esperança", estreia literária que arrematou, em 1995, com uma antologia da sua obra completa, " Talamungongo - 50 Anos de Poesia ", a sua herança poética. Ao procurar na net mais informação reparei que alguns blogs estão a confundir os trabalhos de Tomaz Jorge com os do seu pai, Tomaz Vieira da Cruz. Por sorte reparei no meu erro e já corrigi.
Nos últimos tempos dividiu-se por razões familiares entre Angola e Portugal, tendo sido sempre um defensor da cultura e do nacionalismo angolano.

Sem comentários:

Enviar um comentário