Previsão do Tempo

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ernst Thälmann nasceu em Hamburgo a 16 de abril de 1886



Ernst Thälmann nasceu em Hamburgo a 16 de abril de 1886 e morreu executado pelos nazis em Buchenwald a 18 de agosto de 1944, com 58 anos.
Ernst Talmann foi um político alemão, membro do Partido Comunista da Alemanha (KPD) do qual foi membro do Comité Central e também seu Presidente entre 1924 e 1933.
Com a ascensão do regime nazi, o KPD foi ilegalizado no país e os comunistas perseguidos, presos e assassinados. Ernst Thälmann acaboupor ser preso pela Gestapo em 1933.
Destacado dirigente do movimento comunista internacional, Thälmann foi presidente do Partido Comunista da Alemanha entre 1924 e 1933, tendo sido assassinado por ordem pessoal de Hitler em Agosto de 1944 no campo de concentração de Buchenwald.
Em 1986, por ocasião do centenário do nascimento do grande revolucionário alemão, foi descerrado um monumento em sua homenagem, da autoria do famoso escultor soviético Lev Kerbel, no parque Ernst Thälmann, situado no coração do bairro operário de Prenzlauer Berg.
Em 2013, Incomodados com a memória viva do regime socialista da República Democrática Alemã, os conservadores do FDP, parceiro de governo dos democratas-cristãos de Angela Merkel, exigem a demolição do magnífico monumento, bem como a remoção dos símbolos e nomes de heróis do movimento revolucionário.
Apesar de protegido por forças policiais, o grupo reaccionário deparou-se com uma obstinada resistência dos comunistas e outros democratas que cercaram o monumento, obrigando ao cancelamento do acto provocatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário