Previsão do Tempo

domingo, 5 de abril de 2015

Gregory Peck nasceu em Eldred Gregory Peck , La Jolla/EUA a 5 de abril de 1916



Gregory Peck nasceu em Eldred Gregory Peck , La Jolla/EUA a 5 de abril de 1916 e morreu em Los Angeles/EUA a 12 de junho de 2003, foi um destacado e premiado actor norte-americano.
Gregory Peck interpretou personagens de carácter nobre e corajoso, que lutavam contra as injustiças.
O mais famoso deles é o advogado Atticus Finch do filme “O Sol é Para Todos” (1962), que lhe deu o Oscar de melhor actor e que foi escolhido como o maior herói das telas pelo American Film Institute em maio de 2003, apenas duas semanas antes de sua morte.
É citado na música “Flagra”, de Rita Lee e chegou a ser presidente da Academy de 1967 a 1970.
Entre príncipe e plebeu, Gregory Peck era um daqueles actores cuja voz marcante, elegância e autenticidade parecem hoje um “segredo” que morreu com a grande era clássica do cinema americano.
Peck encarnava o "homem verídico", o herói portador do ideal de verdade típico do "american way of life" numa época em que isto já estava denunciado com AUTÊNTICA PROPAGANDA do capitalismo!
Gregory Peck iniciou a carreira no teatro mas ficou mais conhecido pelo seu trabalho no cinema.
Protagonizou diversas adaptações cinematográficas, realizadas a partir de grandes obras literárias, nas quais encarnou personagens heróicas, que pretendiam ser demonstrativas de um valor “individual” na superação de sentimentos e incertezas: "As Neves do Kilimanjaro" (1952), baseado na obra de Ernest Hemingway, "Moby Dick" (1956), baseado na obra de Herman Melville ou "O Sol é para Todos" (1962), baseado no romance de H. Lee.
Este último papel, o de um consciencioso advogado sulista disposto a defender, contra todos, os direitos de um negro acusado de estupro, valeu-lhe um Óscar.
O jovem padre idealista de "As Chaves do Reino" (1944) e o repórter exemplar de "A Luz É para Todos" (1947), em sua denúncia do anti-semitismo, também foram trabalhos reconhecidos com indicações ao prémio da Academia.
Peck durante muitos anos foi um grande astro de filmes de ação: obteve êxito em westerns como "Duelo ao Sol" (1946), "Da Terra Nascem os Homens" (1958) e em "Gringo Velho" (1990).
Actuou em filmes de guerra como "Os Canhões de Navarone" (1960). Mas esteve em comédias também, como "Com o dinheiro dos Outros" (1991).
Peck representava o “último” dos homens de bem numa época em que isto estava completamente ultrapassado por não corresponder à realidade americana!
Em Quando Fala o Coração, de Hitchcock, interpretava um amnésico acusado de homicídio submetido a tratamento freudiano.
Em "Duelo ao Sol", Peck e Jennifer Jones, num embate de atroz sensualidade, davam vazão a todos os tipos de pulsões do freudismo hollywoodiano. Mas Eldred (Gregory Peck) parecia pertencer a uma outra época. Ele logo se firmou como guardião dos ideais (perdidos) do "american way" e, à medida que pôde começar a escolher os filmes que iria protagonizar, passou a ter cada vez mais papéis edificantes, personagens cuja decência e elegância já não podiam ser dissociadas da aura cultivada pelo actor californiano.
Alto, elegante e discreto, Peck aprendeu a gostar de cinema com a avó e parecia ter herdado a aura dos heróis clássicos hollywoodianos que tanto admirara na infância.
A sua morte foi anunciada em Los Angeles no dia 12 de junho de 2003, uma quinta-feira.
Segundo a sua mulher Veronique, que estava ao seu lado, "estava segurando a sua mão, ele fechou os olhos, dormiu e morreu".
Encontra-se sepultado na Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, Los Angeles,
Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos.
O seu neto, Ethan Peck, também é actor de cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário