Previsão do Tempo

quarta-feira, 1 de abril de 2015

William Harvey nasceu em Folkestone/Inglaterra a 1 de abril de 1578



William Harvey nasceu em Folkestone/Inglaterra a 1 de abril de 1578 e morreu em Roehampton a 3 de junho de 1657, foi um médico britânico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração.
Harvey estudou Medicina na Universidade de Cambridge, onde, em 1602, se doutorou.
Estudou entre 1597 e 1601 em Pádua com Fabrici de Aquapendente (Girolamo).
Exerceu clínica em Londres e foi médico do St. Bartholomew's Hospital, sendo, em 1609, nomeado professor de Anatomia e Cirurgia no Royal College of Physicians.
Os seus estudos inspiraram as ideias de René Descartes, que na sua "Descrição do Corpo Humano" disse que as artérias e as veias eram canos que carregavam nutrientes pelo corpo.
Muitos acreditam que ele descobriu e expandiu as técnicas de medicina muçulmana, particularmente o trabalho de Ibn Nafis, que lançou os primeiros estudos sobre a maioria das veias e artérias no século XIII.
Apesar da discussão que a sua descoberta desencadeou, as suas ideias acabaram por ser aceites ainda durante a sua vida.
Na época em que a discussão decorria, os seus defensores eram apelidados pelos opositores de «circulatores».
São também notáveis os seus estudos sobre a geração.
Realizando trabalhos experimentais, utilizou os animais do parque do rei, concluindo que todo ser vivo provém de um ovo.
Demitiu-se de todos os seus cargos em 1646, retirando-se para o campo, tendo recusado a presidência do Colégio dos Médicos para a qual tinha sido eleito em 1654.
O historiador e vencedor do Prémio Pulitzer, Arthur Schlesinger Jr. incluiu William Harvey na lista das "Dez pessoas mais influentes do Segundo Milénio" na sua participação no World Almanac & Book of Facts.
O livro "De Motu Cordis" ("Sobre o Movimento do Coração e do Sangue"), publicado em 1628, na cidade de Frankfurt, com 72 páginas contém a primeira explicação sobre a circulação sanguínea.
Inicia-se com uma dedicatória clara e simples ao Rei Charles I e divide-se em 17 capítulos, descrevendo a anatomia e movimentação do coração e a consequente circulação do sangue pelo corpo.
Tendo apenas lupas normais à sua disposição, Harvey não conseguiu as imagens mais tarde obtidas por Leeuwenhoek com a ajuda do seu microscópio: assim ele possuía uma teoria sólida, mas algumas partes do livro careciam de evidências práticas.
Depois do primeiro capítulo onde delineia as ideias anteriormente aceitas sobre o coração e os pulmões, Harvey avança para a premissa fundamental do seu tratado, enfatizando que é extremamente importante o estudo do coração enquanto está em funcionamento para entender seus movimentos; um objetivo que alcançou não sem dificuldades, como ele diz na obra:
"...Achei esta tarefa verdadeiramente árdua... que quase me levou a pensar que os movimentos do coração só poderiam ser entendidos por Deus. Pois nem eu podia perceber, de início, da diferença entre a sístole e a diástole dada a rapidez dos movimentos."

Sem comentários:

Enviar um comentário