Previsão do Tempo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A 04 de Maio de 2005 -- Morre Álvaro Morna, 64 anos, jornalista e escritor português radicado em França, autor de "O Caminho da Liberdade".



Álvaro Morna faleceu no dia 4 de Maio, em Paris, vítima de doença prolongada. Nascido no Porto em 1940, o jornalista passou a infância e juventude em Leiria, tendo partido para o exílio em França em 1963, a fim de evitar a mobilização para a guerra colonial. Regressou a Portugal após o 25 de Abril, mas acabou por regressar a França novamente, tendo iniciado a carreira de jornalista no início da década de 1980, ao serviço da Radio France-Internacional (RFI). Foi ainda correspondente do "Diário de Notícias", da Lusa e da Rádio Renascença.
Álvaro Morna publicou em 2000 o livro de reportagens "Timor - Uma Lágrima de Sangue" (2000), sobre o referendo para a independência de Timor-Leste, seguindo-se "O caminho da Liberdade", um livro autobiográfico. Deixou incompleto, um livro de contos sobre o exílio e a emigração portuguesa para França. O corpo do jornalista foi cremado, devendo as cinzas ser deitadas ao mar numa cerimónia a organizar em São Pedro de Moel.

Sem comentários:

Enviar um comentário