Previsão do Tempo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A 4 de Maio de 2007 - Morre Jeremias Nguenha, 37 anos, músico moçambicano, contestatário do poder.



Vindo do Bairro de Mavalane, apareceu, no meio da década 1990, aquele que veio a revelar-se como sendo o maior poeta da Música Ligeira Moçambicana: o genial e inimitável Jeremias Ngwenha.
A Música Ligeira Moçambicana, desde o seu início, teve brilhantes poetas e excelentes liricistas, contudo, Ngwenha (e)levou a poesia à um outro nível. E deu um outro significado ao protesto. Onde Zeca Alage havia parado na contestação das desgraças da guerra civil, Jeremias Ngwenha começou para protestar contra as injustiças sociais do Moçambique pacificado.
E trouxe uma poesia tão vulgar e, simultaneamente, tão inteligente; poesia forte que criticava o poder vigente e, sem hipocrisia, se solidarizava aos carenciados e injustiçados; que a sua música acabou reduzida à sua poesia.
"Kassi Ka Maputo", aqui na sua versão original, é mais forte e incisiva do que a versão que posteriormente apareceu em La Famba Bicha. O hit "Vada Voche" não diminuiu em nada com o passar dos anos, nem a sua força rítmica nem a actualidade da sua letra, e continua a surpreender, passados tantos anos. "Hayekani Massango", música que apareceu na colectânea Vidas Positivas -- disco composto de músicas de vários artistas, que procurava chamar atenção para o drama do HIV/SIDA --, com as especulações que foram -- e ainda são -- veiculadas sobre as causas da morte do artista -- que muitos associaram e/ou associam àquela doença --, hoje tornou-se perversa e curiosa, mas mantém-se uma grande música.

Jeremias Ngwenha, realmente, partiu cedo. Com apenas 35 anos de idade. Tal qual outros furacões que abalaram e mudaram a Música Moçambicana -- Zeca Alage partiu com 34 anos; Zaida Chongo foi-se com 33 anos; Tony Django deixou-nos com 38 anos. Nenhum deles chegou à velhice, todavia, as obras que deixaram vão envelhecer com os moçambicanos. E os moçambicanos têm se recordado, amiúde, do grande Jeremias Ngwenha e têm celebrado estas 3 grandes músicas -- e outras que deixou.

Sem comentários:

Enviar um comentário