Previsão do Tempo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A tragédia de Superga foi um acidente aéreo ocorrido a 4 de maio de 1949.No acidente morreram 18 jogadores (toda a equipa), 5 funcionários do clube, 3 jornalistas, 4 membros da tripulação e 1 acompanhante da equipa do Torino.




A tragédia de Superga foi um acidente aéreo ocorrido a 4 de maio de 1949.
Durante a disputa de um jogo amigável entre a Itália e Portugal, realizado em 27 de fevereiro de 1949, a equipa italiana aplicou uma goleada de 4 a 1.
Prestes a encerrar a carreira, Francisco Ferreira, capitão da equipa portuguesa, convenceu os dirigentes italianos a marcarem um jogo também amigável entre o seu clube, o Benfica e o Torino, na altura tetra-campeão italiano.
Inicialmente contrário à disputa de um jogo destes durante a recta final do campeonato italiano, o presidente do Torino, Ferrucio Novo, resolveu aceitá-lo para o dia 3 de maio de 1949, em Lisboa.
O jogo concretizou-se nessa data, 3 de maio e seria vencido pelo Benfica por 4 a 3, diante de um público de 40 mil pessoas.
O Fiat G.212 era um dos mais recentes projectos aeronáuticos da indústria italiana do Pós-Guerra.
Criado como uma versão alongada do Fiat G.12,esse trimotor seria inicialmente desenvolvido para o transporte militar.
Com a necessidade de reconstruir o sector de aviação civil do país, a Fiat adaptou o projeto e produziu a versão CP, com capacidade para 34 passageiros.
A aeronave acidentada foi construída em 1947 e era a 5ª construída, tendo recebeido o prefixo I-ELCE.
A aeronave Fiat G.212, prefixo I-ELCE, da Avio Linee Italiane descolou às 9h52 do Aeroporto da Portela, em Lisboa e fez escala para reabastecimento em Barcelona às 13h15, conforme previsto.
A descolagem do aeroporto de Barcelona ocorreu às 14:50.
Ao aproximar-se do espaço aéreo italiano, a tripulação recebe informação meteorológica indicando denso nevoeiro, com visibilidade horizontal abaixo de 40 m.
Com isso, as 16:59, o comandante Pierluigi Meroni avisa a torre de Turim que está iniciando os procedimentos de aproximação visual para realizar a aterragem.
Durante a manobra de aproximação, a aeronave desceu perigosamente e às 17:05 horas, embateu em cheio contra uma das torres da Basílica de Superga, matando instantaneamente todos as pessoas que iam a bordo.
A tragédia abalou profundamente a Itália.
Cerca de 500 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre da equipa, realizado no dia 6 de maio.
O Torino era a melhor equipa da altura, apelidado de Grande Torino, seria 4 vezes campeão de forma consecutiva e caminhava para o 5º título.
Após a tragédia, a equipa do Torino decidiu colocar jogadores juvenis para concluir as 4 jornadas restantes do campeonato, no que foi seguida pelas principais equipas italianas. No final do campeonato, o Torino conquistou seu 5º título.
O acidente acabou com a base da seleção italiana, que disputaria o Mundial de 1950 no Brasil. A equipa acabou por viajar para o Brasil de barco (por conta do temor de nova tragédia aérea). A Itália acabou por ser eliminada na primeira fase.
Após a tragédia, o futebol do Torino entraria em decadência e só venceria um campeonato italiano em 1976.
No acidente morreram 18 jogadores (toda a equipa), 5 funcionários do clube, 3 jornalistas, 4 membros da tripulação e 1 acompanhante da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário