Previsão do Tempo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Carlos Pinhão nasceu em Lisboa a 4 de Maio de 1924



Carlos Pinhão nasceu em Lisboa a 4 de Maio de 1924 e morreu em Lisboa a 15 de Janeiro de 1993, foi um extraordinário jornalista e escritor português, militante do PCP e um grande homem e amigo.
Frequentou, até ao terceiro ano do curso, a Faculdade de Direito de Lisboa, enveredando depois pela carreira de jornalista.
Estreou-se em 1944, no jornal Sports, que viria a dar origem ao Mundo Desportivo.
Onze anos depois tornou-se redactor de A Bola, onde permaneceu até morrer.
Foi ainda correspondente no nosso país de vários jornais desportivos de Espanha (A Marca), França (France Soir) e ainda o Les Sprorts, da Bélgica.
Foi ainda colunista noutros títulos da imprensa regional e nacional, salientando as crónicas no jornal Público.
É pai da também jornalista Leonor Pinhão.
O Carlos Pinhão tem duas grandes paixões o desporto e a cidade de Lisboa.Escreveu obras bastante diversas, uma vez que publicou livros de humor, poesia, literatura infantil e crónicas, destacando-se sobretudo nas suas crónicas e na Literatura Infantil.
O seu primeiro livro para crianças Bichos de Abril, foi publicado em 1975 e teve um sucesso imediato. Posteriormente publicou Gaivotas Com Óculos em 1979, O Professor do Pijama Azul em 1981, O Coelho Atleta e a sua Escola de Desporto em 1983, Abril Futebol Clube que foi o último livro publicado com o autor vivo, em 1991, ainda foi publicada uma edição póstuma do livro intitulado João Campeão em 1994. O autor publicou mais de uma dezena de livros para crianças, dando sempre às suas histórias ritmo e fantasia. O desporto também esteve presente nos seus livros infantis como por exemplo em O Coelho Atleta e a sua Escola de Desporto e em Abril Futebol Clube, projectando ainda uma colecção para o desporto Agora Que Sou Crescido, embora a sua morte não o deixasse executá-la.
O Carlos Pinhão era activo militante do PCP, candidato por várias vezes e apoiante do PCP e da CDU sempre!
Participámos logo a seguir ao 25 de Abril em diversos colóquios e acções sobre o desporto e, em particular, a animação desportiva, no período em que o camarada Melo de carvalho foi Director Geral dos Desportos.
Curiosamente, o Carlos Pinhão chegou a estar comigo no meu gabinete de trabalho em Santa Apolónia, antes de uma viagem que ia fazer para o Norte.
Grande camarada, grande homem, grande profissional!

Sem comentários:

Enviar um comentário