Previsão do Tempo

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A 23 de Julho de 2010 - Morre, aos 74 anos, o socialista Ladislau Teles Bota, primeiro presidente da Câmara de Santarém eleito a seguir ao 25 de Abril e sucessivamente reeleito até abandonar o cargo (1977/1992).

foto

O antigo presidente da Câmara de Santarém, Ladislau Teles Botas, que liderou a autarquia entre 1977 e 1992, morreu esta sexta-feira vítima de doença prolongada aos 74 anos.
Ladislau Teles Botas sofria de doença de Parkinson e estava há alguns anos ao cuidado da Santa Casa da Misericórdia de Santarém. O corpo do ex-autarca encontra-se em câmara ardente no salão nobre da Câmara de Santarém. O funeral sai da autarquia às 11 horas de domingo para o cemitério dos Capuchos, em Santarém.
Presidente da Câmara de Santarém até 1992, Ladislau Teles Botas deu o lugar ao seu vice-presidente José Miguel Noras em 15 de Abril de 1992, saindo sem completar o seu terceiro mandato.
O ex-presidente da câmara, José Miguel Noras, confessa a sua tristeza com o desaparecimento de Ladislau Teles Botas. “Considero que os homens grandes se homenageiam no silêncio dos corações. Este momento convida a uma grande moderação no uso da palavra. Ladislau Teles Botas afirmou-se como uma das personalidades mais completas que os primeiros eleitos do poder local conheceram no nosso país. Da sua acção como autarca beneficiaram as populações do concelho de Santarém e toda a estrutura do municipalismo em Portugal. Antes mesmo de ser autarca, Ladislau Teles Botas já se afirmava solidário de corpo inteiro nas mil funções filantrópicas que exerceu, inclusivamente ligadas ao movimento católico. Curvo-me perante a sua memória e envio à sua família as mais sentidas condolências”, afirma José Miguel Noras.
No ano em que deu o lugar a José Miguel Noras, Ladislau Teles Botas recebeu a medalha de ouro da cidade por proposta do primeiro e deu o seu nome a uma rua de Santarém. Foi ainda deputado à Assembleia Constituinte e foi agraciado, em 10 de Junho de 1992, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo então presidente da República, Mário Soares.
O socialista foi o primeiro autarca scalabitano a seguir ao 25 de Abril. Esteve à frente dos destinos da câmara de Santarém entre 1972 e 1992. Saiu a meio do terceiro mandato, tendo entregue o lugar ao então vice-presidente José Miguel Noras.
Ladislau Botas sofria de doença de Parkinson há vários anos.
O corpo do ex-autarca está em câmara ardente na capela mortuária das Portas do Sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário