Previsão do Tempo

domingo, 5 de julho de 2015

A 5 de Julho de 1852 -- D. Maria II sanciona o Acto Adicional à Carta Constitucional. É abolida a pena de morte para crimes políticos.

O Ato Adicional
Dª Maria II

As novas Cortes, dotadas de poderes constituintes, abriram em 15 de dezembro de 1851, ainda sem que estivessem esboçados os contornos políticos da nova situação e da nova oposição. Em 23 de janeiro deu entrada o projeto governamental de alteração da Carta que, depois de sofrer alterações por uma comissão parlamentar, se unificou, em 26 de fevereiro, num modelo que deu origem ao Ato Adicional. Em 4 de março este projeto unificado entrou em discussão e a oposição tentou duas manobras dilatórias que saíram derrotadas. No dia 6 rejeitava-se o adiamento da discussão; no dia 9 invocava-se a incapacidade jurídica das Cortes para a reforma da Carta (60 votos contra, 19 a favor). O projeto acabou por ser aprovado na generalidade por 67-16. A discussão na especialidade ficou concluída em 4 de junho, na Câmara dos Deputados, e em 1 de julho, na Câmara dos Pares (aqui, 30 votos a favor e 17 contra). No dia 5 de julho já D. Maria II sancionava o Ato Adicional.

Com o Ato Adicional, como salientaria Lopes Praça, surgiu uma bandeira de paz e conciliação entre os partidos, mas o governo logo dissolveu em 26 de julho de 1852 a Câmara dos Deputados, entrando em novo período de ditadura, sob a liderança de Saldanha, chamado el-rei D. João VII, conforme ironia da própria Rainha. Reforça-se então a linha regeneradora. António Luís de Seabra e Almeida Garrett, chamados ao governo em 4 de março de 1852, saíam do ministério em 19 de agosto, reforçando-se o papel de Rodrigo da Fonseca, acumulando as pastas do reino e dos negócios eclesiásticos e justiça, e de Fontes Pereira de Melo, ministro da fazenda desde 21 de agosto de 1851 e episodicamente ministro da marinha, entre 7 de julho de 1851 e 4 de março de 1852, que, em 30 de agosto de 1852 assumia a titularidade do primeiro ministério económico português, o ministério das obras públicas, comércio e indústria.

Imediatamente é lançada uma proposta de reforma da Carta que levará ao Ato Adicional de 8 de julho de 1852, após o qual as Cortes são dissolvidas.

Ato Adicional de 5 de julho de 1852 – Consagra o sufrágio direto, tal como no regime das Constituições de 1822 e de 1838, embora mantenha o modelo censitário, mas dispensando de censo os possuidores de títulos literários. Confirma o anterior decreto de 26 de julho, consagrando o alargamento do sufrágio que, entretanto, continua censitário (rendimento mínimo anual de 100$00 e 50$00 para os chefes de família). O relator da proposta foi Almeida Garrett.

Decreto de 30 de setembro de 1852 dispensa de censo os professores da instrução pública, secundária e superior, bem como os que tivessem completado o curso dos liceus. Censo: renda líquida anual de 100$00 réis provenientes de bens de raiz, capitais, comércio, indústria ou emprego inamovível.

Surgem 48 círculos para o todo nacional.

Número total de 156 deputados. Círculos elegem de 2 a 5 deputados, à exceção de Viseu, com 7 e de Macau e Timor (1 deputado por cada um desses territórios). Este sistema vai vigorar durante sete anos.

Seabra e Garrett ascendem ao governo

Em 4 de março de 1852 são mobilizados para o governo Almeida Garrett, para os estrangeiros, e António Luís de Seabra, para a justiça, enquanto Fontes Pereira de Melo assumia, como efetivo, a pasta da fazenda. Mas, em agosto seguinte, os dois novos reforços do executivo abandoná-lo-ão, enquanto Fontes via acrescer os seus poderes, ascendendo também à titularidade do primeiro ministério económico português: o ministério das obras públicas, comércio e indústria. Entretanto surgia a reforma da pauta aduaneira (15 de agosto de 1852), criava-se a Companhia Geral do Comércio, Agricultura e Manufaturas (1 de setembro de 1852), refomavam-se as alfândegas (11 de setembro de 1852) e instituía-se o imposto predial (30 de setembro de 1852), criação do Instituto Geral de Agricultura (20 de dezembro), introdução do sistema métrico (22 de dezembro), estabelecido novo ensino industrial (30 de dezembro)

Sem comentários:

Enviar um comentário