Previsão do Tempo

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A 25 de Novembro de 1936 - É assinado o Pacto Anti - komintern



O Pacto Anti - komintern, acordo concluído primeiro entre a Alemanha e o Japão em 25 de Novembro de 1936 e mais tarde entre Alemanha, Japão e Itália em Novembro de 1937, dirigia-se directa e ostensivamente contra a Internacional Comunista (Komintern) e por implicação, especificamente contra a União Soviética.
Os tratados foram pedidos por Adolf Hitler, que na ocasião invectivava publicamente contra o bolchevismo e estava interessado no sucesso do Japão na guerra que se abria contra a China. Os japoneses estavam irritados com o Pacto de Não-agressão sino-soviético de Agosto de 1936 e a subsequnte venda de aviões militares e munições soviéticos à China.
Ao assinar o Pacto Anti-komintern, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Joachim Ribbentrop disse aos correspondentes da imprensa que a Alemanha e o Japão tinham-se unido para defender a civilização ocidental. À primeira vista, o pacto parecia não ser mais que um artifício de propaganda pelo qual esses países obteriam o apoio mundial, explorando a aversão dos governantes ocidentais pelo comunismo e a desconfiança da Internacional Comunista.
Entretanto, no tratado havia também um protocolo secreto especialmente dirigido contra a União Soviética. No caso de um ataque não provocado da URSS contra a Alemanha ou o Japão, as duas nações concordavam em consultar-se a respeito das medidas a tomar “para salvaguardar os seus interesses comuns” e aceitaram “não adoptar medidas que pudessem tender a facilitar a situação soviética.” Estipulava-se igualmente que nenhuma das duas nações firmaria quaisquer tratados com a URSS contrários ao espírito do acordo, sem consentimento mútuo.
Não tardaria muito até que a Alemanha rompesse o acordo e acusasse o Japão de não observá-lo. Porém o pacto servia certos objectivos de propaganda entre o crédulo mundo e juntava pela primeira vez as três nações agressoras.
Em 23 de Agosto de 1939, o Japão, dizendo-se ultrajado pelo Pacto de Não-Agressão Molotov-Ribbentrop, renunciou ao Pacto Anti -komintern. Todavia, acedeu mais tarde em assinar novo Pacto em 27 de Setembro de 1940, que estabelecia que a Alemanha, a Itália e o Japão “ prestariam assistência mútua com meios militares, económicos e políticos” caso algum deles fosse atacado por uma potência não envolvida na Guerra Europeia ou no conflito sino-japonês, ou seja, União Soviética ou os Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário